O Dia Nacional da Consciência Negra marca o assassinato do líder Zumbi dos Palmares, oficializado contra o racismo, a opressão e as desigualdades sociais. Com base nesses fatos, os alunos do Colégio Estadual João Netto de Campos realizam hoje, 19, um grande evento para marcar esse dia.
A atividade já começou (8h) e segue até às 22h, em frente à escola, na Praça do Estudante. A programação para este dia conta com exposições, palestra e apresentações culturais.
A direção da instituição de ensino explicou que as atividades fazem parte de um projeto que tem a participação de toda a comunidade escolar, denominado ‘Dia da Consciência Negra. Foi explicado ainda que o projeto, além de trazer a cultura do negro para os alunos, pretende, também, desconstruir o preconceito.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por completo através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram a lei, a responsabilidade é do prefeito, que decide se haverá o feriado no município. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…