Aconteceu no último sábado (14) em Ouvidor o 10º Dia do Campo – Goiás Mais Leite. Realizado desde março no município pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a Vale Fertilizantes e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o programa visa orientar produtores sobre como produzir mais e com qualidade.
O governo de Ouvidor, representantes do Sindicato Rural e da Cooperativa Agropecuária de Catalão (Coacal), a Syngenta, produtores e empresários também estiveram no encontro, além do presidente do Sistema Faeg, José Mário Schreiner.
O evento foi promovido no Centro Folclórico e Cultural Irmandade Nossa Senhora do Rosário e contou com três palestras durante sua programação. O técnico do programa, Lucimar Henrique Sousa, falou sobre a melhor e mais rentável maneira de produzir alimentos para os animais através das pastagens; o consultor técnico do Senar, Carlos Eduardo Freiras Carvalho, tratou sobre a sustentabilidade da atividade leiteira; e o produtor Sebastião Werley, alvo inicial do projeto, apresentou os resultados alcançados com o que aprendeu.
“Eu estava pensando em largar a atividade leiteira porque não estava vendo vantagem. O que eu não sabia é que não adianta colocar o gado no pasto e esperar que ele engorde e dê o leite, antes disso é necessário planejamento e o cuidado com a terra deve ser visto antes. Se você preparar o solo e depois fazer uma pastagem de qualidade o seu gado vai ter o que comer o ano todo, inclusive no período da estiagem. O Goiás Mais Leite me ensinou isso, que é preciso aplicar conhecimento para se ter ganho no campo”, disse Sebastião.
José Mário Shreiner, que fez questão de dar o seu depoimento sobre o caso de sucesso do programa, parabenizou os envolvidos pela conclusão de mais uma etapa do programa e pelo sucesso alcançado. “Nós participamos dessa mudança. São histórias como as de Sebastião Werley que me fazem continuar trabalhando em prol da agropecuária com tanto zelo”, disse.
O prefeito de Ouvidor, Onofre Galdino (PMDB), deu todo o suporte necessário para o sucesso do Goiás Mais Leite e falou da importância de apoiar o produtor. “Sempre ajudamos eles com produção de silagem, maquinário gratuito para isso, estocagem e até assessoria. Vamos continuar com esse trabalho até porque não há vida na cidade sem a produção rural, tudo o que comemos vem de lá é e preciso que o homem do campo trabalhe feliz para produzir mais”.
Durante o 10º Dia de Campo – Goiás Mais Leite, a Secretaria Municipal de Saúde de Ouvidor e a Vale Fertilizantes fizeram orientações aos homens acima de 40 anos, para a realização do exame preventivo do câncer de próstata (PSA).
Por: Gustavo Vieira
PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF A bancada do PSOL…
Gente boa do Blog, pelo andar da carruagem, mais uma secretaria na próxima gestão de…
O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores Gente…
Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas A Iniciativa Global…