Categories: Sem categoria

Manifestações pelo #ForaCunha tomam ruas e praças nesta sexta

Spread the love
#FORACUNHA

Frente aos retrocessos de direitos individuais e sociais anunciados nos últimos meses no Congresso, mulheres, estudantes, trabalhadores e ativistas LGBT de todo o país realizam uma onda de mobilizações nesta sexta (13) para pedir a deposição do presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Em Natal, a concentração da atividade pelo #ForaCunha acontece a partir das 15h, na parada do circular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Depois, os manifestantes seguem em passeata até a praça da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti (FLOCA), onde haverá a realização de apresentações culturais.

Dentre as motivações para realização dos atos, a afronta aos direitos de mulheres, trabalhadores, crianças e adolescentes por pelo menos quatro Projetos de Lei e Propostas de Emendas Constitucionais levados à votação no Congresso pela mesma aliança conservadora que ajudou a eleger o deputado peemedebista, entre eles a proibição da indicação de pílula do dia seguinte a mulheres vítimas de estupro, a redução da maioridade penal, a terceirização indiscriminada e o Estatuto da Família.

Investigado por corrupção, sonegação fiscal e evasão de divisas para contas na Suíça, Cunha tem tido sua atuação parlamentar questionada nas ruas. Um dos “campeões” de votos no Rio de Janeiro, o peemedebista é tido como grande arrecadador de recursos empresariais para campanhas eleitorais – prática tida pelos manifestantes como origem da corrupção política brasileira. Faixas e cartazes associando o deputado à corrupção dominam os atos que pipocam pelo país afora.

Contra o deputado, pesa ainda a denúncia de que ele recebeu US$ 5 milhões do esquema de corrupção na Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Justamente o valor que o Ministério Público da Suíça denunciou à Justiça brasileira que estavam depositados em contas secretas no país, em nome do presidente da Câmara. Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura o esquema, Cunha negou que tivesse contas na Suíça. Em sua denúncia, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pede que ele devolva US$ 80 milhões.

As pautas reivindicadas também estarão centradas na defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores, das reformas estruturais e da Petrobras e contra o golpismo.

Brasil 247

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

12 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

12 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

12 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

12 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

12 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

12 horas ago