Depois de muita especulação sobre a criação do feriado de 20 de novembro em Catalão, que comemora Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Catalão, após reunião entre a administração municipal, Sindicatos do Lojistas (Sindlojas) e Câmara de Vereadores, decidiu que neste ano, o dia em questão, será feriado no município. Nos anos seguintes a data poderá ser facultativa.
O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado como feriado municipal em mais de 2 mil cidades em todo o país.
A sugestão para que o município adotasse o feriado foi através de projeto de lei do vereador Aurélio Macedo (PP), e o mesmo já estava previsto em decreto publicado pelo Prefeito Jardel Sebba (PSDB). Houve manifestações de que mais um feriado prejudicaria os estabelecimentos comerciais, e portanto, houve o consenso para alteração da lei.
O vereador Aurélio deve apresentar emenda, para que nos próximos anos, o feriado seja facultativo.
A maioria dos estados brasileiros já comemora a data ou ainda a “Semana da Consciência Negra”, que começa em 20 de novembro. Ela marca o período da morte de Zumbi dos Palmares, mártir da população negra escravizada, em 1695, após ser traído.
Para homenagear Zumbi e ampliar os espaços de debates sobre questões raciais no Brasil, a Lei 12.519/2011, criada em 2003, instituiu a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Onde a lei não tem poder, pode o prefeito municipal decidir pelo feriado ou não.
Por: Gustavo Vieira com informações da Prefeitura
PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF A bancada do PSOL…
Gente boa do Blog, pelo andar da carruagem, mais uma secretaria na próxima gestão de…
O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores Gente…
Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas A Iniciativa Global…