De boas intenções não só o inferno, mas a nossa constituição também está cheia.
Não fosse a paranoia que Ulysses Guimarães e seus pares tinham em relação à ditadura, tempo em que as cassações eram mais frequentes que sonhos de uma noite de verão não seria tão difícil cassar um presidente da Câmara tão enrolado quanto Eduardo Cunha.
Enrolado é o mínimo que se pode dizer dele. Todo dia sua figura se distancia mais de um presidente da Câmara e se aproxima da de um zumbi. E no entanto, ele sobrevive. Morto-vivo, mas sobrevive. Mas como?, todos se perguntam.
Uma das respostas ao menos está lá no artigo 15 da constituição brasileira. Ele afirma que a cassação de direitos políticos é “vedada”, a não ser em cinco casos.
E somente num deles Cunha se enquadra: “condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos”. Pelo STF, é claro, o que demora uma eternidade, principalmente para quem, como Cunha tem um advogado como o ex-Procurador da República Antônio Fernando de Souza, expert em manobras que vão protelar o julgamento ao máximo ou então condená-lo ao arquivamento.
A outra forma de Cunha perder o mandato seria a cassação pelo plenário da Câmara dos Deputados depois de aprovada pelo Conselho de Ética, o que dificilmente vai acontecer, pois trata-se ali de uma batalha política na qual ele está a cavaleiro.
Como presidente da Câmara ele tem toda a ficha pregressa dos 513 deputados e não vai pensar duas vezes para jogar aos leões quem ele quiser, antes, durante ou depois de ser cassado. Todos sabem que ele não tem nenhum escrúpulo, nem compromisso com a ética. E quase todos têm alguma pendenga que é melhor ficar oculta.
Cunha tem mais futuro, portanto, do que supõe a nossa vã filosofia. Mais por ser temido que por ser admirado. Mais por seus defeitos que por suas qualidades.
Brasil 247
Será No Dia 30 de Abril, No Lafé Park Em Catalão Goiás Lançamento do Livro…
Gente boa do Blog, vale a pena assistir tentar entender um pouco mais dessa figura…
As luzes no cinema Um dia desses fomos assistir um filme no cinema, o filme…
Governo cria RG nacional gratuito para cães e gatos ProPatinhas e SinPatinhas marcam novo ciclo…
Sobrecarga e desvalorização: a realidade dos professores goianos na gestão Caiado Professores em Goiás…
90% de estudantes LGBTI+ sofreram agressão verbal na escola Especialistas defendem mudanças estruturais para…