A Tocha Olímpica, dos jogos olímpicos de 2016, deve ser recebida por 12 cidades goianas no início do ano seguinte. Em esquema de revezamento, a tocha deve passar por cerca de 500 cidades, sendo que 300 delas receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com cerca de 60 veículos com a chama exposta. A lista completa do trajeto será divulgada no início de 2016.
A tocha será acesa em Olímpia, na Grécia, berço dos Jogos da Antiguidade, e ficará uma semana passando por cidades do país até chegar a Atenas, onde embarca para o Brasil. Já no País das Olimpíadas, tendo desembarcado em Brasília – DF, percorrerá de 90 a 95 dias todos os estados brasileiros. O processo de revezamento termina no dia 5 de agosto, na Cerimônia de Abertura, no Maracanã, dando início aos Jogos Olímpicos de 2016. Acredita-se que ele deve chegar na capital federal no dia 03 de maio.
Em Goiás, 12 cidades devem recebe-la efetivamente. Da capital federal, a tocha segue para Corumbá, Pirenópolis até chegar a Anápolis, onde passa a noite. De lá, segue para Itaberaí, cidade de Goiás, Inhumas até chegar a Goiânia. No dia seguinte, será a vez de Trindade, Aparecida de Goiânia e Caldas Novas, onde a tocha ficará até no outro dia. Da capital, segue para Piracanjuba e depois Morrinhos, a última cidade do seu trajeto por Goiás. A partir deste ponto será levada para Araguari, onde começará seu percurso pelo Estado de Minas Gerais.
A cidade mais próxima de Catalão a ver esse que é o símbolo máximo dos esportes olímpicos mundiais será Goiandira. De acordo com comunicado da Prefeitura daquele município, foi assinado com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos RIO 2016, em 02 de setembro, o instrumento particular de contrato para o evento denominado Revezamento da Tocha Olímpica.
Com isso, a “Terra Branca”, como Goiandira é popularmente conhecida, apenas será local de passagem da tocha e não deve abriga-la como está previsto para as 12 cidades goianas já citadas. A data para isso acontecer ainda não foi divulgada.
Chama olímpica
Seguindo a tradição, a Tocha será acessa com a chama olímpica na cidade de Olímpia na Grécia. A chama é uma referência ao mito de Prometheus que teria roubado o fogo de Zeus para ser entregue aos mortais. Ela foi utilizada durante os jogos olímpicos antigos e o ritual foi introduzido nas olimpíadas modernas em 1928.
Caso a Tocha se apague durante a passagem, ela só poderá ser acessa novamente com a chama. Para isso a equipe do COI é munida com lampiões que são acesos diretamente na chama original.
Por: Gustavo Vieira com agências
PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF A bancada do PSOL…
Gente boa do Blog, pelo andar da carruagem, mais uma secretaria na próxima gestão de…
O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores Gente…
Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas A Iniciativa Global…