Previsão é atender, aproximadamente, 900 mulheres
A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo no município a campanha ‘Outubro Rosa’, que visa conscientizar mulheres sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. A meta deste ano é atender cerca de 900 mulheres, considerando zona rural, postos de saúde e Centro Integrado da Mulher.
A campanha foi iniciada há uma semana, nas comunidades rurais Martírios, São Domingos, Contendas e Cisterna. De segunda (26) a quarta (29), estão sendo realizados exames de prevenção ginecológica e agendamento de mamografia, nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), das 7h às 12h; e no Centro Integrado da Mulher, das 13h às 20h. Segundo informações da Secretaria, esses procedimentos são oferecidos nos postos de saúde o ano todo, mas durante a campanha Outubro Rosa, as equipes intensificam os trabalhos para atender as pacientes, sem necessidade de agendamento (no caso da coleta ginecológica).
Maria Madalena Calaça, de 62 anos, tinha ido à UBSF Paulo de Tarso para agendar exames. Ao chegar ao posto de saúde, foi informada sobre o “Outubro Rosa” e aproveitou para realizar a coleta de prevenção ginecológica na mesma hora. “Essa campanha é muito importante, pois nos incentiva a cuidar da saúde. Não tem risco de esquecer ou deixar pra depois. Além disso, a equipe que atende no posto é bastante profissional e dedicada”, enfatiza Maria.
Maria Lucia da Silva, de 52 anos, estava no Posto de Saúde do Bairro Pio Gomes para uma consulta com clínico geral e não quis ficar de fora da campanha. “Com esse incentivo da Prefeitura, a gente se sente mais motivada a colocar em dia os compromissos com a saúde. Com certeza, vou avisar minha família e amigas sobre a campanha, para que elas façam o exame com agilidade, assim como eu fiz”, ressalta.
Programação – Coleta de prevenção ginecológica
UBSFs Irmã Iolanda; Albino da Silva Barbosa; Pref. Divano Elias; Bezerra de Menezes; Paulo de Tarso; José Rodrigues da Cruz; Américo Machado; Caic; Cristina de Cássia Rodovalho; Santa Terezinha; Dr. Lamartine P. de Avelar; Willian Fayad e João Moreira de Castro.
Centro Integrado da Mulher (CIM) – Ao lado do Hospital Materno Infantil.
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…