O processo eleitoral das eleições do Conselho Tutelar de Catalão foi realizado como programado. A votação teve início às 08h e encerrou às 17h do dia 04 de novembro, e a contagem dos votos, realizada ontem, 05, aconteceu no mesmo local do pleito, no Cesuc (Centro de Ensino Superior de Catalão).
Os eleitores que compareceram tiveram que escolher os seus candidatos através da cédula manual, como era feito antes do uso da urna eletrônica. Trinta e nove candidatos disputaram a preferência da população, e os munícipes puderam votar em até cinco deles.
O número de participantes e a somatória dos votos de cada pretende ao cargo de conselheiro ainda não foi oficialmente divulgado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), gestor de todo o processo, mas, mesmo assim, vários veículos de imprensa vêm repassando informações não reconhecidas pela instituição.
“A contagem dos votos foi feita ontem, de 8h às 22h, e hoje será feita a recontagem de tudo, exatamente por isso ainda estamos trabalhando com números não oficiais. Diante disso, já sabemos quem foram os mais votados, sendo: Mariinha, Iris, César Fernandes, Dorane e Ana Lúcia (na ordem) ”, disse Lucas Laranjeiras, vice-presidente do CMDCA. Ainda de acordo com ele, o resultado final deve sair no fim da tarde de hoje.
Questionado sobre possíveis insurgências como boca de urna e compra de votos, reclamações amplamente apontadas através das redes sociais, e também se a eleição corre o risco de ser comprometida por isso, Lucas contou que “tudo o que aconteceu nas limitações da área de votação foi registrado em ata, mas nada que pudesse invalidar todo o processo. Isso pode ter ocorrido fora dos portões do Cesuc e não dentro, e por isso tudo segue normal”. Falta de conhecido do local de votação e ausência de título foram os problemas mais registrados no dia de escolha dos candidatos.
Lucas avaliou que, mesmo diante de todas as dificuldades – “devido à insuficiente mão de obra no atendimento à população”, pontou –, tudo correu muito bem e que logo mais os resultados serão divulgados oficialmente no site da prefeitura.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…