O Ministério das Comunicações vai possibilitar que novas rádios comunitárias sejam criadas em todo o país, e 699 municípios brasileiros serão contemplados. Alguns veículos de comunicação sustentam que devem ser 761 cidades.
Essa medida está prevista no Plano Nacional de Outorga (PNO) 2015/2016 de radiodifusão comunitária, do Ministério das Comunicações, e deve possibilitar ainda o surgimento de emissoras de rádio e de TV para fins comerciais. Os municípios do Norte e Nordeste devem ser contemplados primeiro, já a partir do fim de outubro próximo.
Atualmente, as rádios comunitárias estão presentes em 3.935 municípios. O objetivo com esse novo plano é ampliar o serviço para 4.288 cidades, o que representa 77% das localidades brasileiras, sustenta o MC.
Em Goiás, 24 cidades receberam autorização para instalar rádios comunitárias, sendo:
A reportagem do Blog apurou que em Catalão existem dois pedidos de licença encaminhados para o Ministério das Comunicações, sendo um deles do Movimento Camponês Popular (MCP). Sobre o outro, não foi conseguido informações.
De acordo com Wender Antônio Ferreira, coordenador do MCP em Catalão, está quase tudo encaminhado para que seja concedido ao grupo uma rádio comunitária. “Estamos empolgados e certos de que vai dar tudo certo. Uma rádio vai ajudar muito a gente que é do campo, que vive dele”, observou. Ele não precisou quando será dado o aval para a construção da emissora.
Clique AQUI e veja a lista completa dos municípios contemplados no Plano Nacional de Outorgas.
Por: Gustavo Vieira/Artes: reprodução
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…