O movimento popular Outubro Rosa vai acontecer no próximo mês em várias partes do mundo, tendo a iluminação rosa como a compreensão da união dos povos pela saúde feminina.
Surgido em 1990 na primeira Corrida pela Cura em Nova York, entidades não governamentais, anos depois, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações que se espalharam por todo o globo.
O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame a partir dos 21 anos. A campanha Outubro Rosa incentiva a prática que deve ser periódica e também a mamografia aos 50 anos para ampliar as chances de diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer, a estimativa até o fim deste ano é de que quase 57 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer de mama. A doença é a que mais mata entre as mulheres no Brasil.
No sentido de conscientizar as mulheres da importância do autoexame, prédios, monumentos ou cartões postais de cidades são iluminados com a cor rosa, dando um aspecto interessante à noite para chamar a atenção de todos.
Em Catalão, esse efeito é dado sempre à igreja do Morro de São João desde 2009, tornando-se um espetáculo à parte. Outras programações vão ocorrer no intuito de chamar ainda mais a atenção da população feminina ao projeto.
Por: Gustavo Vieira com informações do MS
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…