Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (23) pelo jornal Folha de S. Paulo. As viagens chamam a atenção porque não foram apresentadas justificativas oficiais para o deslocamento.
Apesar de fazer um discurso para que o governo da presidenta Dilma “corte na carne” as despesas do orçamento e afirmar que em seu governo em Minas foi feito um “choque de gestão”, Aécio parecer não ter tido a mesma preocupação com as viagens à Cidade Maravilhosa.
Durante o governo do tucano em Minas Gerais, o uso de aeronaves pelo governante foi regulado por um decreto assinado pelo próprio Aécio Neves. O texto permitia o uso de aviões oficiais “em deslocamento de qualquer natureza, por questões de segurança”.
Segundo o levantamento, além da capital fluminense, Aécio realizou viagens para outras cidades do estado do Rio, como Búzios e Angra dos Reis. Os dados ainda apontam que, do total de deslocamentos, 69 aconteceram entre quinta e domingo.
O tucano também fez seis viagens para Florianópolis (SC), entre 2008 e 2009. Na época, a atual mulher de Aécio Neves, Letícia Weber, morava na cidade.
A preocupação de Aécio com viagens foi tanta, que resolveu construir, com dinheiro público, o aeroporto na cidade de Cláudio, construído na fazenda do seu tio. A obra custou a bagatela de R$ 14 milhões e foi executada quando o tucano era governador do estado.
Apesar de ter sido construído com verbas públicas, o aeroporto é administrado por familiares de Aécio, que tem posse das chaves do portão do aeroporto. Para pousar ali, é preciso pedir autorização aos filhos do senhor Múcio, tio de Aécio e ex-prefeito de Cláudio.
Agência Brasil
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…