A dura estiagem que assolou o país no ano anterior e o pouco que vem chovendo de 2012 para cá, fez os níveis dos reservatórios brasileiros diminuírem consideravelmente.
A Usina da Emborcação, oficialmente Usina Hidrelétrica Theodomiro Santiago, em Três Ranchos, tem capacidade de 13,056 bilhões de metros cúbicos em uma área inundada de até 473 km², e está hoje com aproximadamente 33% de seu total. Ela banha municípios do estado de Goiás e Minas Gerais.
De acordo com os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em janeiro desde ano a represa contava apenas 12,88% de seu volume útil, contra 40,88% no mesmo período de 2014.
O mês de fevereiro mostrou projeções pouco animadoras, tendo sido registrado leve aumento do nível da represa chegando a 15,89%. Há exatamente um ano disso o volume hídrico da usina era de 39,82%.
Projeções mais recentes mostram que o lago tem aumento o seu volume, mesmo com as poucas chuvas que caíram até agora. Agora ele com 33,03% do total, curiosamente mais do que os 32,27% registrados no mês de agosto, e 31,91% em julho.
Observações feitas pelo ONS no início do ano indicaram poucas chuvas em 2015 para o Centro-Oeste, e a mesma previsão também foi feita para 2016.
As precipitações devem oscilar entre 30% e 50% na região, o que não é satisfatório para aumentar consideravelmente o volume das bacias hidrográficas.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…