A montadora Mitsubishi, com sede em Catalão, anunciou recentemente alteração na data das férias coletivas, inicialmente programada para 14 de setembro a 03 de outubro. Com a mudança, o período será de 05 a 24 de outubro e cerca de 3.500 funcionários devem pausar suas atividades.
O Simecat (Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão), sindicato que representa a categoria, com frequência vem a público informar que demissões não podem ocorrer neste período devido a um acordo feito na Justiça do Trabalho, garantia essa conquistada depois que a instituição mobilizou grave na empresa por conta do desligamento em massa de funcionários.
Para acalmar um pouco mais os metalúrgicos, o presidente do Simecat, Carlos Albino, esclarece que a alteração na data das férias não teve interferência do sindicato, “mas a empresa tomou a iniciativa por uma boa ação. A MMC está tentando trazer a produção de cabine do Jimny (da Suzuki) para Catalão para gerar mais empregos. Atualmente, a cabine é montada em Pouso Alegre – MG. ”
A empresa, por sua vez, alega que vai cumprir os acordos com os trabalhadores, mas continua sustentando queda nas vendas e consequente baixa na produção, o que estaria hoje em torno de 35% de sua capacidade.
Perguntado da possibilidade de a montadora fazer demissões após as férias coletivas, Albino não descartou essa hipótese e disse que vai continuar lutando para manter o trabalhador na ativa.
Por: Gustavo Vieira
STF determina nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN para biênio 2025/2026…
Com maior divulgação, Disque 100 registra aumento de denúncias de racismo e injúria racial Esvaziado…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Imprensa internacional repercute índole golpista e homicida de Bolsonaro Indiciamento do criminoso e de outros…
Tentativa de envenenamento “não deu certo e estou aqui”, diz Lula Ao lançar programa…