Antes do início do Campeonato Brasileiro de 2015, nem os mais otimistas torcedores do Clube Recreativo Atlético Catalano (Crac) imaginavam um começo tão bom. Para aumentar ainda mais a sensação de superioridade, o time catalano segue invicto no Brasileirão da Série D, que está na 10ª rodada, e já garantiu acesso às oitavas de final.
A equipe soma 15 pontos até aqui (08/09), fruto de 4 vitórias e de 3 empates conquistados ao longo da competição, o segundo melhor aproveitamento de todas as divisões do campeonato que se remete a 71,4%. O Corinthians, líder da Série A, sustenta 72,5% e é o melhor até agora.
Enquanto o Leão do Sul vive bom momento, outros times goianos que disputam o mesmo campeonato não podem se quer respirar aliviados quando não são vencidos.
É o que está acontecendo com o todo poderoso Goiás, que está na zona de rebaixamento da elite da disputa. O alviverde está na 17ª posição e em 23 jogos ganhou 6 partidas, perdeu 10 e empatou 5. O aproveitamento do Periquito é de apenas 36,2% com 25 pontos.
Na “segundona” e com 23 rodadas pessimamente jogadas, temos o Atlético Goianiense. O Dragão, que está mais para lagartixa, luta para não entrar no Z4 e ocupa a 16ª posição, uma colocação à frente da zona da “degola”. O time soma 7 vitórias, 6 empates e 9 derrotas, e seu desempenho é de 40,9% com 27 pontos.
Com grandes chances de ascensão para a Série B, o Vila Nova está muito bem na terceira divisão e ocupa o G4 na segunda colocação. O Tigre tem 27 pontos alcançados através de 8 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, e sua atuação se resume em 64,3%. A Série C está na 15ª rodada.
A Aparecidense, de Aparecida de Goiânia, não está tão mal assim. Na quarta divisão do Brasileiro, o Camaleão tem 10 pontos resultantes de 2 vitórias, 4 empates e 1 derrota. Seu aproveitamento é de 47,6%.
E quase passando por batido, o Goianésia, que muitos nem sabem estar participando do Campeonato Brasileiro, está sim, e amarga a última colocação do Grupo 4 da Série D, com apenas 5 pontos dos 8 jogos disputados. A equipe ganhou apenas 1 jogo, empatou 2 e perdeu 5, e seu retrospecto equivale a 20,8%.
Claro que tem muita água ainda para rolar até chegarmos ao final da competição, mas não é bom subestimar essas equipes. Os chamados grandes, que ainda não se encontraram no torneio, devem se atentar, já que muitas equipes consideradas de menor tradição estão com o futebol em dia.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…