Categories: Sem categoria

Em defesa do país, movimento social participa da Frente Brasil Popular

Spread the love

Em um delicado contexto conjuntural que vive o país, entidades do movimento social estão somando forças em uma ampla frente, para enfrentar o momento de crise econômica, ameaças à democracia e em defesa do mandato legítimo da presidenta Dilma. Ao Portal Vermelho, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), explicam a importância de ocuparem as ruas e disputarem os rumos do país.

Por Laís Gouveia

Foto Montagem

CTB, UNE e CUT participam da Frente Brasil Popular

O lançamento da Frente Brasil Popular será realizado em uma conferência nacional no próximo sábado (5), em Belo Horizonte, (MG) e terá como deliberação a aprovação de um manifesto à nação.

“Nenhum direito a menos para a classe trabalhadora”

Adilson Araújo, presidente da CTB, considera que depois de um longo período de conquistas no plano econômico, social e político, verifica-se no Brasil um recrudescimento da direita. “Vem prevalecendo uma ofensiva extremamente conservadora, que depõe contra as conquistas já obtidas, uma agenda regressiva que pode flexibilizar e precarizar direitos trabalhistas, somado a um profundo ataque à democracia” avalia.

O dirigente sindical considera que a Frente Brasil Popular é um resgate importante para enfrentar a onda golpista e a ofensiva conservadora, um instrumento para restabelecer a ordem no país. “Precisamos criar um ambiente para a retomada do desenvolvimento que leve em consideração a retomada dos investimentos sociais e da garantia dos direitos trabalhistas. Em nome da justa política e coerência, a frente também é um ambiente importante para pautar o direito a legalidade constitucional. A Dilma foi eleita democraticamente e qualquer outro caminho que se aponte é um ataque a democracia. No horizonte de uma crise econômica mundial, a esquerda tem muita responsabilidade, por isso a frente deve somar forças para encontrar uma equação que restabeleça o espaço de diálogo com a sociedade e que possibilite tirar o governo do olho do furacão, visando um novo contexto de acertos e agendas positivas”, conclui Adilson.

“É saindo às ruas que fazemos a defesa do país”

Para a presidenta da UNE, Carina Vitral, participar da Frente Brasil Popular é uma iniciativa de retomar o espaço de unidade dos movimentos sociais onde se articulem ideias progressistas de uma agenda para o Brasil sair da crise. “Vivemos um momento de grande importância no país, onde as ruas serão decisivas para apontar o caminho de mais avanços. A frente unirá os movimentos, partidos, intelectuais, a mídia livre, para conseguir dessa fora, influenciar nos rumos do país” afirma a líder estudantil.

“É só na democracia que o movimento social avança”

O diretor geral da CUT Sérgio Nobre, considera de extrema valia a iniciativa de criar uma frente popular no contexto atual. “Estamos em um momento muito delicado, onde há desrespeito com as instituições e conquistas históricas estão sendo ameaçadas. Precisamos, com essa frente, lutar pela ampliação dos direitos já alcançados e fazer uma ampla defesa da democracia. É só na legalidade que o movimento social avança” avalia o sindicalista.

Portal Vermelho

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

11 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

12 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

12 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

12 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

12 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

12 horas ago