No dia 26, último sábado, o projeto Campo Saúde foi levado a Três Ranchos. Desenvolvido em várias cidades de Goiás pelo SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e FAEG – Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás, o programa é um conjunto de ações de caráter educacional e preventivo, inter-relacionadas entre si, com vistas à promoção da saúde no meio rural ou urbano, com especial atenção na linha de medicina preventiva. A ação contou com a parceria do Sindicato Rural de Catalão e Prefeitura Municipal de Três Ranchos, que por meio da Secretaria Municipal de Saúde do município, efetivou o projeto.
Aproximadamente 900 pessoas, quase 1/3 da população local, foram atendidas gratuitamente pelos mais diversos serviços disponibilizados na Estratégia da Saúde da Família, localizado na Rua Paulo Guedes, s/n, Setor Paranaíba.
Das 8h às 16h a população foi atendida por especialidades das mais diversas áreas como: pediatria; clínico geral; odontologia; exame preventivo para mulheres; coleta de sangue PSA – Antígeno Prostático Específico – aplicado na prevenção de câncer de próstata; manicure (apenas pintura); corte de cabelo e outros.
O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, juntamente com o vice-prefeito, Aroldo Calaça, que na oportunidade representou o prefeito Rolvander Pereira (PSDB), vereadores e secretários municipais; acompanhou as atividades e fez o simbólico gesto de plantar uma muda de ipê amarelo, rito nos encontros do programa Campo Saúde.
“Cada vez que vamos a uma cidade vemos o clamor da população por saúde e cidadania. Estou muito feliz de estar aqui e fico sempre feliz em participar das edições do Campo Saúde. Para que isto seja possível, entretanto, é preciso ter bons parceiros como presidentes de sindicatos e governo municipal. É muito bom estar aqui e saber que podemos contribuir com tantas famílias”, observou José Mário.
Aroldo disse ter ficado feliz com a realização do Campo Saúde em Três Ranchos. Ele classificou o evento como forma de resgate à dignidade humana que beneficia não só o homem do campo, mas a comunidade de forma geral. “O Campo Saúde é uma iniciativa ousada e necessária, com atendimento de qualidade. O que tenho a dizer é que com parcerias podemos contribuir para a melhoria de vida da população trirranchense. E o Campo Saúde é uma ferramenta para isso”.
Dezenas de profissionais ligados ao programa e servidores do município se empenharam na conclusão de mais esse encontro.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…