Milhares de famílias de baixa renda no Estado estão sem receber o benefício Renda Cidadã, do Governo de Goiás, pelo menos até o fim da primeira quinzena desse mês. A suspenção pegou muita gente de surpresa e sobrou reclamações.
De acordo com Wanderly Aparecida Borges, coordenadora do projeto, mais de 1.500 pessoas em Catalão não estão recebendo o benefício. “Isso está acontecendo porque o governo está corrigindo os dados das pessoas inclusas, como nome, identificação, enderenço e outros. Isso também é para ter controle de quem recebe a ajuda porque tem gente que usa o nome do parente ou outro endereço, e coisas assim não são aceitas.” Ela assegurou que muito em breve o sistema será retomado.
Um dos critérios primordiais para a continuidade do recebimento do dinheiro é não ter qualquer um de seus membros como participante de outro programa de transferência de renda na esfera municipal, estadual ou federal. Wanderly disse que muitos catalanos perderam a ajuda do governo por esse motivo. “A pessoa que tem o Renda Cidadã não pode se inscrever em outros projetos sociais, como o Bolsa Família, por exemplo, e nem permitir que um de seus parentes inscritos em seu nome no programa faça isso. Esse é um dos motivos do corte do pagamento, os governos estão integrando os seus sistemas e olhando isso tudo. Sendo assim, quem recebe de um não pode receber do outro”, detalhou.
Famílias comprovadamente carentes, recebem benefícios distribuídos em três níveis. O básico é de 80 reais, mas o valor pode chegar a 160 reais, caso algum integrante da família seja portador de doenças graves e outras necessidades especiais.
Criado em 1999, o Renda Cidadã estabelece que, para se enquadrar no programa, o beneficiário precisa residir no Estado no mínimo por três anos de forma ininterrupta e sua família deve possuir renda mensal de até 150 reais por membro. A renda familiar total também não pode exceder a R$ 697,50.
Mais informações ligue 3411 7129, ou vá até a sede do Renda Cidadã, situado na Avenida José Marcelino, em frente a Praça “Marco Tempo” – Centro.
Por: Gustavo Vieira
HÁ 245 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…
Ataques à democracia e aos direitos humanos são herança da impunidade à ditadura Relator…
Censo Escolar registra crescimento no ensino em tempo integral Divulgado pelo MEC, números do…
Juiz de Fora: prefeita Margarida Salomão reduz jornada para 30h semanais Município da Zona…
“Não se faz política com mentira”, diz deputado sobre fake news contra ministra Márcio…
Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…