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Prefeitura implanta Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão

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SIAC reúne 13 opções em um só local, funciona das 8h às 17h e não fecha no horário de almoço

Desde essa segunda-feira (3) os cidadãos que procuram a Prefeitura de Catalão para solicitar algum documento, serviço ou mesmo fazer reclamação estão sendo atendidos em um só local. É quando foi implantado o Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), que reúne 13 tipos de serviços em um mesmo ambiente. Com isso, o cidadão não precisará mais se deslocar a várias secretarias ou setores do Executivo municipal para uma única solicitação. Outra novidade é que o SIAC não fechará no horário de almoço, funcionando das 8h às 17h.

Oito atendentes foram treinados para realizar todos os serviços disponibilizados sem precisar encaminhar o solicitante a outro departamento. No SIAC, é possível solicitar: número oficial e uso do solo; registro, alteração e baixa de inscrição municipal; cadastro e alteração de imóveis; transferência de proprietário de imóveis; restituição; compensação; isenção ou imunidade de IPTU para aposentados, pensionistas, portadores de HIV, câncer e entidades sem fins lucrativos; solicitação de baixa de tributo (por prescrição e outros motivos); revisão de lançamento de tributos (quando houver questionamento); emissão de guia intervivos – ITBI; emissão de DUAM’s; emissão, parcelamento e repactuação de ITU e IPTU; e parcelamento de ISSQN, taxa de licença e outras.

O prefeito Jardel Sebba (PSDB) afirma que a reconfiguração do atendimento ao cidadão catalano no Palácio Pirapitinga partiu do pressuposto de que a correria da vida cotidiana demanda mais praticidade. “O cidadão perdia muito tempo para fazer solicitações simples. Por isso, unificamos os serviços e parametrizamos o sistema para dar mais comodidade, rapidez e qualidade ao atendimento”, justifica. “Antes quem precisava solicitar o uso do solo tinha que ir à Secretaria de Meio Ambiente, à Prefeitura e depois voltar à Secretaria. Agora, é possível fazer isso em um só local”, exemplificou o prefeito.

Jardel informa ainda que a primeira semana de funcionamento do SIAC será importante para fazer as adequações necessárias conforme as demandas surgirem. “É um período de adaptação do sistema, dos servidores e da própria população. Mesmo assim, já estamos notando uma maior fluidez do atendimento”, destaca.

Para unificar os serviços e implantar o Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão, a Prefeitura realizou o treinamento com seus servidores e também do Vapt Vupt, Procon, Secretaria Municipal da Fazenda, Secretaria Estadual da Fazenda, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.

ASCOM / Prefeitura

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