O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) realiza hoje, o lançamento da Campanha Salarial 2013/2014 com o tema “Manada unida leão vai deitar com fome”, e relaciona as empresas Mitsubishi, Weldmatic e RCM.
Dentre as diversas reivindicações os sindicalistas exigem aumento real de salário e vale alimentação; redução da jornada de trabalho; valorização do piso salarial; abono salarial e melhorias no transporte.
O movimento conta com trabalhadores da classe, sindicalistas de outros setores e dirigentes da categoria de todo a país e, inclusive, apoiadores de causas semelhantes dos Estados Unidos.
Desde as 8 horas de hoje, em frente à concessionária Renault, integrantes do SIMECAT em parceria com o SINDCOM – Sindicato do Comércio – realizam protesto que é simultâneo em várias partes do mundo, em apoio aos trabalhadores da Nissan dos Estados Unidos. A Renault é detentora de 64,4% do capital da fabricante japonesa de automóveis.
A classe luta pelo fim das práticas antissindicais da fábrica de Canton, no estado do Mississippi, e o fim da exploração dos trabalhadores. “Para se ter uma ideia, os trabalhadores dessa montadora usam fraldas porque a empresa não permite que seus funcionários possam ir ao banheiro, o que dirá outras coisas”, disse o presidente do SIMECAT, Carlos Albino.
Albino afirmou ainda que a montadora é contra os trabalhadores se organizarem em sindicato e os reprimem fortemente para impossibilitá-los disso. As jornadas de trabalho são excessivas, eles não recebem horas extras e são constantemente vítimas de práticas desumanas.
A ação conta com a participação de estadunidenses que lutam pela criação do sindicato em seu país e o fim da crueldade, assim a classificam, imposta pela empresa aos trabalhadores.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…