Muito comum nos grandes centros, o grafite é febre e deixa as cidades bem mais bonitas. Já no interior, esse tipo de trabalho, verdadeira arte urbana, é raramente vista, assim como são pouco conhecidos aqueles que dominam as linhas e as tintas que compõem os desenhos.
Morando em Catalão há três anos, o artista plástico Deones Barros vem trabalhando com esse tipo de técnica deixando a cidade mais colorida e, claro, mais alegre.
Natural de Brasília, ele contou que, além de simplesmente doar o dom que tem aos muros da cidade, estudou em escolas de artes plásticas para aprender aplicar o grafite das mais diversas maneiras. “Isso é um trabalho sério, diferente do que fazem os pichadores. Nós empregamos arte no nosso trabalho, os vândalos com tintas sujam o que encontram pela frente.” O artista contou ainda que também realiza trabalhos em telas, tecidos, pinturas automotivas e grafite em 3D.
Deones falou também do preconceito de algumas pessoas com a arte. “Tem gente que não intende, mas eu não ligo porque isso e culpa dos pichadores. Nós, artistas plásticos, propagadores dessa cultura, limpamos o que eles enfeiam por aí”, observou.
Os grafites de Deones estão fazendo o maior sucesso em Catalão, especialmente no centro. Eles podem ser vistos nas Avenidas João XXIII e Raulina Fonseca Pascal.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…