Categories: Sem categoria

Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada em Catalão

Spread the love

Agosto é mês de incentivar o aleitamento materno em todo o mundo por meio de várias ações ao longo da primeira semana. Em Catalão, por exemplo, algumas mães se reuniram, ontem (03), no calçadão da represa do Clube do Povo para a “Hora do Mamaço”.

A programação serviu como forma de mostrar a importância de amamentar o bebê, impreterivelmente até os 6 meses, e profissionais de empresas particulares ligados a saúde, entre médicos, enfermeiros e voluntários, deram orientações para gestantes, mamães de primeira viagem, aquelas mais experientes e todos os que passavam praticando caminhadas e exercícios físicos em volta da represa.

Uma das responsáveis pelo encontro, Carolina de Resende Salviano contou que o leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, mais do que a prevenção obtida pela vacinação ou pelo saneamento básico, segundo a OMS. “Só que, de acordo com o Ministério da Saúde, através de um levantamento feito em 2008, foi observado que menos da metade das crianças (38%) no país estavam exclusivamente em aleitamento materno. Com o leite materno o bebê não precisa de mais nada é e preciso que todos tenham essa consciência”, alertou.

A pediatra e alergista, Juliana Lima Ribeiro, pontuou que os problemas pela falta da amamentação começam logo nas primeiras fases da vida, e com tendência a agravamento em algumas circunstâncias. “O leite materno é tudo que o bebê precisa para matar a sede e a fome, crescer e ficar protegido contra muitas doenças, especialmente as alergias, nos primeiros meses de vida.  E as vantagens não são apenas para os pequenos. A amamentação pode ter resultados benéficos para o corpo da mãe, após a gestação. Sem falar que o aleitamento estreita o laço entre a mulher e seu bebê. ”

As mamães Rafaela Neves e Deise de Lima consideraram de grande importância a atividade, vendo que a informação é indispensável no trato dos bebês recém-nascidos. “Aqui a gente aprendeu muito e o bom é ter contato com todas as mamães, o que é fundamental para entendermos mais sobre o assunto. Nós teremos, com isso, mais condições de cuidar dos nossos filhos”, disseram.

A programação segue até o próximo sábado com várias outras atividades. Mais informações ligue 3411 2211.

Por: Gustavo Vieira

Blog do Mamede

Recent Posts

PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF

PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF A bancada do PSOL…

9 horas ago

O Prefeito Sou Eu: Karla Rabelo, pelo andar da Carruagem Será A Chefe De Compras Da Prefeitura

Gente boa do Blog, pelo andar da carruagem, mais uma secretaria na próxima gestão de…

9 horas ago

O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores

O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores Gente…

9 horas ago

Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores

Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores…

10 horas ago

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…

10 horas ago

Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas

Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas   A Iniciativa Global…

10 horas ago