O atraso na campanha de vacinação de cães e gatos contra raiva ano passado, algo inédito até então, pode ter sido presságio para o que está acontecendo esse ano. Anualmente, a vacinação ocorre entre julho e setembro e tendo o governo federal não fabricado quantidade suficiente de doses (o que ele nega) e atrasado os repasses das que existem, a vacina só estará disponível em alguns Estados a partir de setembro e em outros somente no ano que vem – provavelmente.
A previsão é do Ministério da Saúde que comunicou as secretarias estaduais de saúde do problema, observando ainda que a campanha deverá ser revista e repaginada daqui por diante.
A recomendação do governo é que os medicamentos sejam enviados para as regiões do país onde a propagação da doença é iminente, sendo: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá.
Em 2014 o governo de Catalão realizou duas etapas de imunização, tendo a primeira sido terminada com 11.077 animais vacinados e a segunda com meta para o município completar 20 mil atendimentos – número esse não alcançado.
A Secretaria Municipal da Saúde contou apenas seguir o calendário nacional de imunização antirrábica, e que vai esperar a disponibilização das doses.
É estimado que exista no Brasil cerca de 52 milhões de cães e 22 milhões gatos, mas serão distribuídos ao todo 30 milhões de doses de vacina.
Por: Gustavo Vieira
Gente boa do Blog, quer saber quem é Ronaldo Caiado, veja esse vídeo do ex-governador…
Ato Nacional de Lançamento do Plebiscito Popular acontece na próxima quinta (10) em São Paulo…
STF mantém inconstitucionalidade de lei do DF que criava ensino domiciliar 1ª Turma confirmou que…
Movimentos lançam, dia 10, plebiscito sobre questões que afetam a vida do povo Atividade…
Senado rejeita juízes indicados por Milei e escancara crise no governo Com apoio de…
Apoiadoras de Trump, empresas de tecnologia perdem bilhões após tarifaço Somente nesta quinta (3),…