Mesmo tendo na cidade duas universidades de ensino superior – o Centro Ensino Superior de Educação de Catalão (Cesuc) e a Universidade Federal de Goiás, que juntas oferecem perto de 40 cursos, sem contar ainda as opções do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com sede no Jardim Primavera – a Prefeitura Municipal, desde o início do mandato do prefeito Jardel Sebba (PSDB), arcou com aproximadamente R$ 190 mil/mês para transportar diariamente mais de 300 estudantes para faculdades de Uberlândia, em Minas Gerais.
Promessa de campanha do chefe do Executivo, oito ônibus da linha Passaredo realizavam o translado de ida e volta, de segunda a sexta-feira, até o fim do 1º bimestre deste ano. Isso mesmo, faziam. O passado nesse caso se emprega muito bem tendo o governo local anunciado recentemente o fim do benefício, com a justificativa da necessidade de cortes de gastos da máquina administrativa.
No fim da tarde desta terça-feira (21) um terço desses universitários fizeram reunião na Praça Getúlio Vargas, no Centro, para decidir por um denominador comum, que foi alcançado de maneira unânime: “vamos nos manifestar na porta da prefeitura para que o prefeito nos atenda.” E não deu outra. Exatamente no horário combinado, às 13h, lá estavam os estudantes para chamar a atenção de Jardel.
Faixas, cartazes, apitos e buzinas foram utilizadas na tentativa de serem ouvidos, mas o máximo que conseguiram foi conversar com o procurador jurídico, Geordano Paraguassu, “que prometeu pra gente que o Jardel irá nos atender amanhã, às 18h, em seu gabinete”, disse o representante do grupo, Lucas Marques Rodrigues. No mais, a Polícia Militar foi chamada para apenas acompanhar o caso e não houve qualquer dissabor durante o ato.
A reportagem conversou com vários universitários e a reclamação recorrente foi a de que, na falta dos veículos, muitos estudantes terão que arcar com a despesa, “o que pode custar até R$ 600/mês”, pontou Lucas, ou trancar o curso, “a realidade de muitos aqui”, acrescentou.
De acordo com Paraguassu, em resposta aos manifestantes, o prefeito deve atendê-los amanhã para discutir a situação.
Por: Gustavo Vieira
HÁ 245 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…
Ataques à democracia e aos direitos humanos são herança da impunidade à ditadura Relator…
Censo Escolar registra crescimento no ensino em tempo integral Divulgado pelo MEC, números do…
Juiz de Fora: prefeita Margarida Salomão reduz jornada para 30h semanais Município da Zona…
“Não se faz política com mentira”, diz deputado sobre fake news contra ministra Márcio…
Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…