A VLI, empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), ampliou a sinalização da passagem de nível da Avenida José Marcelino, no Centro de Catalão. As melhorias englobam a instalação de um semáforo ferroviário com mecanismos que emitem sinais sonoros e luminosos quando o trem se aproxima. Os equipamentos passam a funcionar a partir desta semana com intuito de reforçar as medidas já adotadas no local para promover a travessia segura sobre os trilhos.
O cruzamento já possuía placas como a Cruz de Santo André, que alerta a população sobre a circulação de trens, e sinalização horizontal. O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que as composições férreas têm preferência de passagem sobre os demais veículos. A legislação também prevê que o condutor que não para antes de transpor os trilhos comete infração gravíssima e pode ser multado, além de perder sete pontos na carteira (artigo 212).
Durante a semana, empregados da VLI estarão na passagem de nível da Avenida José Marcelino para orientar motoristas e pedestres sobre a nova sinalização, além de distribuir materiais educativos que esclarecem, por exemplo, que um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência. Por isso, ao notar a aproximação da composição férrea, motoristas e pedestres nunca devem se arriscar.
Ao longo do ano, a VLI promove campanhas de segurança com o intuito de ressaltar recomendações para a garantia de uma convivência harmônica entre comunidades e ferrovia. Confira algumas dicas repassadas:
– Respeite a sinalização do trem e não seja imprudente;
– Ao ouvir a buzina, fique atento: é sinal que o trem vai passar;
– Preste atenção no cruzamento da ferrovia com a rua: pare, olhe, escute;
– Não atravesse no meio do vagão e nem ande próximo aos trilhos;
– Não caminhe pelos trilhos do trem;
– Não brinque na linha férrea.
Por: Divulgação/VLI
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…