Desde 11 maio a população de Ouvidor conta gratuitamente com um tipo de atendimento diferenciado no hospital municipal, sendo o tratamento ministrado através de agulhas. Para tranquilizar aqueles que têm fobia desses dolorosos utensílios da medicina a novidade não tem nada haver com vacinas, e sim como uma opção de terapia para tratamento de várias patologias: a acupuntura.
O prefeito Onofre Galdino (PMDB) implantou no município o projeto Acupuntura Cidadã para melhor atender os pacientes, “e dentre as vantagens do serviço destaca-se a capacidade de estimular reações fisiológicas como a ativação do sistema imunológico, controle de ansiedades e distúrbios do sono, o aumento do limiar da dor, maior irrigação sanguínea e o tratamento das doenças tidas como os males modernos. O investimento é de baixo custo e o atendimento é muito simples”, disse em recente entrevista a diretora do hospital, Maria Elvira Nascimento Amorim.
Estudos comprovam que a acupuntura, além de visar que a vida dos pacientes melhore significativamente, propicia a redução no uso de medicamentos com resultados mais eficazes em idosos.
Especialista em Medicina Chinesa e uma das responsáveis pelo projeto, a fisioterapeuta Adriana Caixeta contou que o tratamento por meio das agulhinhas pode e muito ajudar nas patologias de ordem psíquica, dores diversas e até no emagrecimento. “A acupuntura é uma técnica antiga que objetiva diagnosticar doenças e promover a cura pela estimulação da força de auto-cura do corpo. E esse processo se dá pelo redirecionamento e equilíbrio de energias, do campo magnético que todos nós temos. Quando estamos doentes, essa barreira de proteção fica comprometida é e aí que as agulhas podem ajudar bastante. Os métodos são comprovados e seguros.”
Adriana contou que o serviço tem sido muito bem aceito pela população e que o hospital atende cerca de 100 pessoas por semana, e que ao invés do processo sistêmico, onde as agulhas são aplicadas em pontos específicos do corpo, os ouvidorenses têm optado mais pelo trato auricular – relativo a orelha. “A acupuntura auricular traz resultados mais rápidos, por isso é mais requisitada. Hoje temos todas as condições necessárias para realizar esse serviço em Ouvidor, fazemos com frequência reposição de material e pelo que observo com relação a aceitação da população o trabalho está sendo um sucesso”, pontuou. Ela garante ainda que são poucos os casos em que o paciente sente dor, “nada demais, não”, alenta.
Um pouco estranho, mas já muito comum, o método vem sendo usado cada vez mais no serviço de Saúde Pública no Brasil. Hoje há 5 mil profissionais no país de acordo com o governo, quanto que na Europa, por exemplo, existem 62 mil.
Nas clínicas especializadas cada sessão custa cerca de R$ 70,00.
Por: Gustavo Vieira/Foto: reprodução
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…