Depois de algumas mortes por falta de ambulâncias ou pela precária assistência oferecida através delas, o Executivo Municipal enviou à Câmara o Projeto de Lei nº 79/15, que abre crédito especial para a aquisição de cinco unidades móveis de atendimento para a saúde. O texto foi apreciado nesta terça-feira (30/6), durante a 25ª sessão ordinária do ano.
Foi muito noticiado em Catalão e até em todo o país as dificuldades enfrentadas pela população quando na necessidade do serviço. Várias foram as reclamações de demora no atendimento, o que resultou em mortes, e até a indisposição dos veículos por contínuos problemas mecânicos. Houve ainda situação em que uma ambulância quebrou transportando um paciente de alto risco para receber atendimento médico em outra localidade.
Até o Ministério Público, vendo o caos no setor, solicitou à administração pública local, por meio de ação civil pública, que Jardel e o secretário municipal de Saúde, Antônio Abadio da Silva, promovessem a imediata regularização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), garantindo a manutenção preventiva e corretiva das ambulâncias usadas como unidades de suporte básico (USB) e de suporte avançado (USA).
Então, como resolver a situação? Fácil. “Vamos vender veículos sucateados do município e comprar novas ambulâncias para o Samu”, dizia o prefeito. E foi isso o que aconteceu no dia 8 de abril com a aprovação de projeto dele na Casa de Leis do município, tendo a partir disso sido permitido leilão de pouco depois mais de 70 máquinas pesadas inservíveis, rendendo R$ 628.990,00 exatamente para ser investido na compra de unidades móveis de saúde.
“O projeto é bom sim, todos nós vamos aprovar não há dúvidas. Só que eu pedi que das cinco ambulâncias duas fossem UTIs, nós precisamos delas no município. Dessa vez o prefeito acertou, mas quero ver mesmo ele comprá-las porque o dinheiro o município tem com a venda de algumas máquinas velhas. Mesmo que tenha sido vendido algumas máquinas ainda em condição de uso, o que interessa agora é que a prefeitura tem o dinheiro para comprar as ambulâncias”, disse o vereador Paulo Moreira, o Paulinho (PMN).
Representando a situação o vereador Silvano Mecânico (PR) contou da necessidade da compra dos veículos e também do descarte daquilo que chamou de “velharia” e “sucata”. “É verdade, eu sou mecânico e muitos veículos da prefeitura não tinham mais condições de rodagem, eu fui lá ver. Muito fizeram política com o assunto, falaram muita coisa negativa, mas não teve jeito e o prefeito com isso vai resolver dois problemas de uma vez só: os gastos com manutenção em equipamentos velhos e a compra de ambulâncias para a saúde”, pontou.
Perguntado se houve demora por parte do município observando que o prefeito está perto do terceiro ano de seu mandato e tendo havido mortes justamente por falta do atendimento, por questões levantadas na reportagem, Silvano respondeu que “antes tarde do que nunca”, e que concorda que houve demora, “mas isso só aconteceu por falta de dinheiro nos cofres do município. Comprar ambulâncias sempre foi a intenção do prefeito e agora ele tem como fazer com esse dinheiro extra”, salientou.
A aprovação do projeto foi unânime e o texto foi apresentado em caracter de urgência pelo prefeito.
Por: Gustavo Vieira
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