Categories: Sem categoria

OS PROFESSORES E A CONSTRUÇÃO DO AMANHÃ

Spread the love

Delúbio Soares (*)

 

A cada ano, ao se comemorar o Dia do Professor, nossa categoria renova seu compromisso sagrado com a missão de educar gerações e construir o amanhã. E os motivos são muitos, são vários, são irrenunciáveis. Depois do contato com seus pais e com o ambiente familiar, os que alfabetizam, educam e instruem nossas crianças, são a primeira janela para o mundo e para a vida dos cidadãos do futuro.

Em décadas no magistério ensinando milhares de jovens em Goiás, vencendo as limitações materiais da rede pública e repartindo conhecimento, sentia ser o partícipe – eu e meus colegas de profissão – da construção de vidas e da realização de sonhos. Vi dezenas de milhares de jovens vencerem grandes dificuldades e transformarem a educação recebida em alavanca para uma vida melhor. Sempre defendi – por sabê-lo no dia-a-dia das escolas – que a educação é o melhor (e, talvez, o único) caminho para a realização de projetos de vida, a solidificação de profissionais capazes e a construção de um Brasil e um mundo melhores. A nós, professores, a má remuneração, o descaso oficial, a eventual falta de condições funcionais, o material pedagógico escasso e deficiente, nada disso nos impediu, nos impede ou impedirá de desligar-nos do momento de dificuldades e nos conectarmos ao futuro quando nas salas de aula, com o giz na mão ou o livro aberto.

É que nossa classe, essa cujo pagamento maior é a certeza íntima de que construímos o futuro de nosso país com o que de melhor ele tem, que é a nossa juventude, é a principal ferramenta com que se forja o amanhã. Muito mais do que dos governos ou da própria sociedade, é obra dos professores brasileiros o notório avanço nos índices de alfabetização, no aumento dos indicadores da escolaridade, da crescente qualidade dos que deixam as salas de aula para o mercado de trabalho. Não só esses indicadores crescem, como cresce o reconhecimento à altíssima qualidade do magistério brasileiro. Prova disso é o fato de que o governo federal instituiu o programa “Todos pela Educação”, iniciando a campanha “Um bom professor, um bom começo”, visando  valorizar a classe do magistério brasileiro.

A instituição de um piso nacional para a remuneração salarial e o grande debate que se trava em torno do “Plano Nacional de Educação” (prevendo a destinação de expressivos 10% do PIB, o Produto Interno Bruto, para investimentos no setor), são apenas o resgate de uma dívida histórica com nossos mestres e a verdadeira devoção com que se engajam no cumprimento de uma missão indispensável e fundamental.

Há vilas e povoados, perdidos na geografia continental do Brasil, onde os mestres recebem remunerações indignas, porém mesmo em condições de extrema dificuldade funcional, eles embarcam em canoas nos rios e igarapés da Amazônia, em lombo de jegue ou boléia de caminhão nos sertões perdidos da pátria amada, debaixo de sol escaldante ou enfrentando chuva e lama, cumprindo o autêntico sacerdócio a que se entregaram. E, por isso, os brasileiros se orgulham de seus professores, esse enorme patrimônio da nação.

A UNESCO, organismo da ONU dedicado à educação, ciência e cultura, realizou a importante pesquisa “O Perfil dos Professores no Brasil: o que fazem, o que pensam, o que almejam”, nos 27 Estados da Federação, com mestres das redes pública e privada. A investigação, realizada com a participação direta de 5 mil profissionais da educação, representando 1 milhão e 700 mil docentes, analisou características sociais, econômicas e profissionais dos docentes, levando em conta também suas opiniões a respeito de questões de âmbito social, político e educacional. Publicada em livro, a pesquisa é um retrato fidedigno do magistério brasileiro, mostrando suas dificuldades, angústias, esperanças e posicionamentos diante do Brasil e do sistema educacional vigente.

Tal pesquisa, que reputo de importância singular, serviu para confirmar um fato inconteste: na última década, justamente nos governos dos presidentes Lula e Dilma, houve melhoras substantivas e avanços notáveis. Recuperou-se o tempo perdido nos oito anos de arrocho salarial e descaso para com a educação pública do governo de Fernando Henrique Cardoso, quando nenhuma universidade foi criada, quando nenhuma escola técnica foi aberta, contra as 14 universidades federais e as 214 escolas técnicas federais criadas, construídas e inauguradas pelo presidente Lula. Longe vai o tempo em que tropas do batalhão de choque, sob o comando do então governador do Paraná, o tucano Álvaro Dias, massacrou milhares de professores em Curitiba, mordidos por cães ferozes, intoxicados por bombas de gás lacrimogêneo e sprays de pimenta, espancados por cassetetes e choques elétricos, pisados por cavalos em disparada, numa das cenas mais repulsivas de nossa história contemporânea. Enfim, o jeito PSDB de tratar o professorado brasileiro.

Há muito a ser feito. E tudo o que for feito pela educação terá reflexos benéficos para a vida do Brasil e dos brasileiros. Cada real investido com a formação e remuneração de nossos professores, dando-lhes as condições necessárias para o exercício do magistério, será um imenso acerto e um reconhecimento sempre devido aos que vivem em função da educação, da cultura, das ciências e do futuro de nosso país e suas gerações.

(*) Delúbio Soares é professor

www.delubio.com.br

www.twitter.com/delubiosoares

www.facebook.com/delubiosoares

companheirodelubio@gmail.com

Blog do Mamede

Recent Posts

Lançamento de Livro: Será Dia 30 de Abril No Lafé Park (Parque Calixto Abrão)

Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…

20 horas ago

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…

20 horas ago

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal de gratificações em ação do MPGO

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal…

20 horas ago

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos incompatíveis durante mandato

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos…

20 horas ago

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?   Causas vão…

20 horas ago

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia   Datafolha mostra que brasileiros…

20 horas ago