O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), em assembleia com a diretoria da Mitsubishi (MMC), ontem (24), buscou negociar a melhor alternativa diante da crise nacional, tendo a MMC divulgado a intenção de demitir 400 trabalhadores muito em breve. O encontro decidiu também por férias coletivas no período de 6 a 15 de julho.
Diante do cenário econômico do país a montadora adotou o Programa de Demissão Voluntária (PDV), que se encerra amanhã (26). Os interessados devem procurar o departamento de recursos humanos da empresa e, além dos direitos rescisórios, os funcionários receberão um abono no valor de R$ 1 mil. A fabricante alega queda de cerca 50% nas vendas dos automóveis da marca.
Apesar das alternativas para conter as demissões, a Mitsubishi continua afirmando ao Simecat a necessidade do desligamento dos 400 funcionários, contou um dos diretores do Simecat, André Luiz Felício (Secretário de Saúde). “Nós somos totalmente contra isso e estamos fazendo o possível para que não haja demissões, imagine que tem famílias por trás dessas 400 pessoas e que dependem desse serviço para sobreviver. Isso geraria também impacto negativo no comércio catalano, porque essas pessoas gastam o seu dinheiro aqui mesmo”, disse
Felício contou ainda que há mais de dois meses o sindicato tem apresentado alternativas para a MMC na tentativa de impedir as demissões, e que uma delas foi a interrupção da produção no início de junho pelo sistema day off, que e quando o empregador paga o dia de trabalho, mas o funcionário fica em casa. “Me diga onde esses trabalhadores vão se encaixar no mercado de trabalho em Catalão? Então o assunto é muito sério e vamos lutar para mudar isso, embora as chances de acontecer sejam enormes”, desabafou.
Ainda não foi divulgado pela empresa quando as demissões vão acontecer, caso realmente ela decida por isso.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…