Depois de tanto tempo sem muito dar atenção aos docentes da rede municipal também lotados na Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, o governo local, enfim, atendeu o grupo. No dia 11 junho a Secretaria da Educação e o Conselho Municipal de Educação começou a estudar o Plano Municipal de Educação com as metas para os próximos dez anos para a Educação Básica, e esses profissionais, 19 ao todo, foram inclusos na pauta de negociações.
O Plano Municipal de Educação, que é ligado ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação (PNE), objetiva atender ainda as modalidades Infantil, Fundamental e Médio e Educação Profissionalizante.
Visando atender os interesses desses profissionais, integrantes da Associação dos Docentes do Campus de Catalão da UFG (ADCAC-UFG/RC), foi aprovado nesta terça-feira (23) durante a 24ª sessão ordinária do ano o Projeto de Lei nº 73/15, de autoria do prefeito Jardel Sebba (PSDB), que altera a Lei Municipal nº 2.708, de 08 de dezembro de 2009, em favor do professorado.
O texto teve o aval de todos os vereadores e o professor e vereador Vandenval Florisbelo (PMDB) muito comemorou a conquista de seus colegas educadores. “Acontece que os salários dos professores municipais que integram o quadro docente da universidade será a partir de agora equiparado com os regimentos e normas trabalhistas da UFG, de acordo com as normatizações federais. As questões de aposentadoria, acesso de cargo e outros também serão assegurados com essa decisão”. O vereador contou ainda que desde 2010 os 19 professores vem lutando para conseguir essa definição de carreira.
Comumente faixas e cartazes eram colocados na entrada da sede da UFG/Catalão, localizada na Avenida Dr. Larmartine Pinto de Avelar, para chamar a atenção do prefeito, especialmente, como também da comunidade acadêmica e população em geral.
Por: Gustavo Vieira/Foto: arquivo
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…