Categories: Sem categoria

MP recomenda prefeito de Catalão a não efetuar despesas com evento inaugural de unidade de saúde

Spread the love
Fachada da prefeitura de Catalão

A promotora de Justiça Ariete Cristina Rodrigues Vale expediu nesta semana recomendação ao prefeito de Catalão, Jardel Sebba, para que o município não efetue despesas para a realização do evento de inauguração da Unidade Básica de Saúde do Bairro Pontal Norte. A solenidade está agendada para esta quarta-feira (3/6), às 20 horas, com previsão de shows da dupla Maria Cecília e Rodolfo e da banda Nu Batuque. O documento do Ministério Público foi encaminhado para a prefeitura, com entrega em mãos, na segunda-feira (1º/6). Até a manhã de hoje, contudo, nenhuma resposta havia chegado à instituição, embora o prazo dado para informações fosse de 48 horas.

Na recomendação, a promotora ressalta que as despesas que devem ser evitadas com o evento incluem especialmente gastos com a contratação de artistas, serviços de bufê, montagens de estruturas, aparelhagem de som e iluminação. Caso algum procedimento licitatório tenha sido iniciado para contratação desses serviços, a orientação do MP foi para sua suspensão. Se algum contrato foi assinado para estes fins, a promotora também recomenda a sua rescisão.

A promotora aponta na recomendação irregularidades no procedimento de realização do evento de inauguração em razão de não terem sido observadas as exigências legais quanto à dispensa do procedimento licitatório. Segundo observa Ariete Cristina Vale, embora prevista na legislação, a inexigibilidade de licitação para contratação de shows artísticos depende do atendimento a uma série de condições, o que não foi observado no caso da inauguração da unidade de saúde, especialmente em relação à existência de empresário exclusivo.

De acordo com a recomendação, o empresário exclusivo não se confunde com o intermediário, que é aquele que agencia eventos em datas específicas, ganhando uma comissão pela venda do show, sem vínculo permanente com o artista. Assim, no caso de inexistência de empresário exclusivo, impõe-se a realização de licitação, alerta a promotora.

Além destes pontos relativos à licitação, a integrante do MP pondera ainda que, no caso do evento festivo de inauguração da unidade de saúde, a administração municipal não está levando em consideração alguns aspectos relativos à adequação e proporcionalidade dos atos administrativos. Conforme avalia, a realização da festa de inauguração não é coerente nem razoável com a realidade que vem sendo vivenciada pelo município de Catalão, com frequentes denúncias e reclamações de deficiências nos serviços públicos essenciais, especialmente na área da saúde.

Ariete Cristina salienta na recomendação que o MP não pretende o cancelamento do evento de inauguração da unidade de saúde, questionando apenas a realização de gastos exorbitantes e incompatíveis com a situação financeira do município. Ela adverte ainda que o não atendimento do recomendado pode importar na adoção das medidas legais cabíveis.

Cópias da recomendação também foram enviadas ao presidente da Câmara Municipal de Catalão, Juarez Camilo Rodovalho; aos empresários dos artistas, e à imprensa local, incluindo as rádios, para divulgação.

(Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

18 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

18 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

18 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

19 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

19 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

19 horas ago