Categories: Sem categoria

Ciclistas reclamam de falta de ciclovias em Catalão

Spread the love

Aconteceu no dia 31 de maio o 1° Passeio Ciclístico da Serra de Caldas, em Caldas Novas. A atividade contou com cerca de 400 ciclista que, além da prática da atividade física, doaram alimentos não perecíveis para ajudar os mais carentes e também como critério de inscrição. Antes de partirem da Câmara Municipal daquele município até o Parque Estadual Serra Caldas, os esportistas e amadores tomaram café da manhã para o reforçar das energias.

Além de Caldas Novas, ciclistas de Brasília, Pires do Rio, Corumbaíba, Morrinhos, Goiânia, Ipameri e Catalão se uniram com o mesmo objetivo: chegar ao topo da Grande Serra. Para Danilo Mesquita, integrante do grupo de ciclistas Amigos do Pedal, de Catalão, eventos dessa natureza mostram o quanto o esporte tem crescido na região. “Percorremos ao todo 40 quilômetros, mas vale destacar que no dia anterior pedalamos de Catalão a Caldas Novas, um percurso de aproximadamente 120 quilômetros”, contou.

Vários grupos participaram da programação e Danilo recomenda que a “magrela” seja adotada no cotidiano das pessoas, como forma de se alcançar mais qualidade de vida. “Há uns 20 anos eram cerca de 30 a 40 ciclistas na cidade, agora estamos em torno dos 500. Infelizmente Catalão não nos oferece condições para pedalarmos com segurança, temos que dividir as vias com carros e isso é muito perigoso para nós. Estamos buscando apoio e lutando para conseguir um local para gente”, acrescentou.

Essa reclamação foi também levantada pelo site Bandeira Mountain Bike (bandeiramtb.wordpress.com), na reportagem: “Ciclovias: uma realidade distante de Catalão/GO?” O texto fala dos benefícios para a saúde física e mental como resultado do simples uso frequente da bicicleta e da prática de outros esportes, e também que o governo municipal vem estudando a possibilidade de se construir ciclovias na cidade – juntamente com a criação das obras (área de lazer com calçadões para caminhada, ciclovias, playgrounds, núcleo esportivo entre outros espaços para a população) do Parque Natural da Mata do Setor Santa Cruz; das nascentes do Córrego Pirapitinga até o Clube do Povo. O percurso poderá ter 10 quilômetros.

A reportagem observa que a bicicleta é um veículo que não polui e não emiti gazes,  e que cinco delas em movimento ocupam o espaço de um carro; além de contar que governos da Europa e até mesmo do Brasil, como São Paulo, estão investindo em ciclovias como incentivo para a população deixar os veículos automotores em casa, amenizando com isso o problema dos engarrafamentos e contribuindo para a qualidade de vida dos adeptos em vários aspectos.

Por: Gustavo Vieira

Blog do Mamede

Recent Posts

Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores

Gente boa do Blog, a lei atualmente não permite e foi criada justamente para evitar…

5 minutos ago

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…

23 minutos ago

Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas

Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas   A Iniciativa Global…

26 minutos ago

Alexandre de Moraes mantém benefício da delação premiada de Mauro Cid

Alexandre de Moraes mantém benefício da delação premiada de Mauro Cid   O teor das…

27 minutos ago

Atividade industrial atinge recordes em produção e emprego, em outubro

Atividade industrial atinge recordes em produção e emprego, em outubro   CNI divulga que, em…

29 minutos ago

Polícia Federal indicia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

Polícia Federal indicia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado   Se for condenado pelos…

30 minutos ago