Aconteceu no dia 31 de maio o 1° Passeio Ciclístico da Serra de Caldas, em Caldas Novas. A atividade contou com cerca de 400 ciclista que, além da prática da atividade física, doaram alimentos não perecíveis para ajudar os mais carentes e também como critério de inscrição. Antes de partirem da Câmara Municipal daquele município até o Parque Estadual Serra Caldas, os esportistas e amadores tomaram café da manhã para o reforçar das energias.
Além de Caldas Novas, ciclistas de Brasília, Pires do Rio, Corumbaíba, Morrinhos, Goiânia, Ipameri e Catalão se uniram com o mesmo objetivo: chegar ao topo da Grande Serra. Para Danilo Mesquita, integrante do grupo de ciclistas Amigos do Pedal, de Catalão, eventos dessa natureza mostram o quanto o esporte tem crescido na região. “Percorremos ao todo 40 quilômetros, mas vale destacar que no dia anterior pedalamos de Catalão a Caldas Novas, um percurso de aproximadamente 120 quilômetros”, contou.
Vários grupos participaram da programação e Danilo recomenda que a “magrela” seja adotada no cotidiano das pessoas, como forma de se alcançar mais qualidade de vida. “Há uns 20 anos eram cerca de 30 a 40 ciclistas na cidade, agora estamos em torno dos 500. Infelizmente Catalão não nos oferece condições para pedalarmos com segurança, temos que dividir as vias com carros e isso é muito perigoso para nós. Estamos buscando apoio e lutando para conseguir um local para gente”, acrescentou.
Essa reclamação foi também levantada pelo site Bandeira Mountain Bike (bandeiramtb.wordpress.com), na reportagem: “Ciclovias: uma realidade distante de Catalão/GO?” O texto fala dos benefícios para a saúde física e mental como resultado do simples uso frequente da bicicleta e da prática de outros esportes, e também que o governo municipal vem estudando a possibilidade de se construir ciclovias na cidade – juntamente com a criação das obras (área de lazer com calçadões para caminhada, ciclovias, playgrounds, núcleo esportivo entre outros espaços para a população) do Parque Natural da Mata do Setor Santa Cruz; das nascentes do Córrego Pirapitinga até o Clube do Povo. O percurso poderá ter 10 quilômetros.
A reportagem observa que a bicicleta é um veículo que não polui e não emiti gazes, e que cinco delas em movimento ocupam o espaço de um carro; além de contar que governos da Europa e até mesmo do Brasil, como São Paulo, estão investindo em ciclovias como incentivo para a população deixar os veículos automotores em casa, amenizando com isso o problema dos engarrafamentos e contribuindo para a qualidade de vida dos adeptos em vários aspectos.
Por: Gustavo Vieira
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