Greves que vão, greves que vem, e greves que se somam
As solicitações dos funcionários do Correios – vale extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro; vale-cultura dentro das regras de adesão ao programa do governo federal; manutenção do plano de saúde; além do não corte dos pontos pelos dias não trabalhados, entre outras coisas – foram atendidas no final da tarde do dia oito e a greve chegou ao fim.
Já a paralisação dos bancários de Goiás foi encerrada na última quarta-feira (14). A categoria aceitou proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos e decidiram pelo fim da greve, na noite de sexta-feira (11).
Os bancários aceitaram voltar ao trabalho com reajuste salarial de 8% (1,82% de aumento real), 8,5% (2,29%) de reajuste para o piso da categoria, e compensação pelos dias parados pela greve de até uma hora por dia (entre segunda e sexta-feira) até o dia 15 de dezembro e pelo fim do assédio moral; uma das mais importantes reinvindicações. A greve durou 23 dias e foi iniciada no dia 19/09.
A partir de hoje (16), de acordo com o Sinpol-Go (Sindicato dos Policiais Civis de Goiás) funcionários do Instituto Médico Legal e do Instituto de Criminalística de todo o Estado aderem à greve dos policiais civis e escrivães que, em assembleia ontem, resolveram radicalizar o movimento.
A categoria, em greve desde o dia 17 de setembro, reivindica aumento no piso salarial de R$ 7,5%, mais pagamento de 20% de produtividade. O governo ofereceu proposta de produtividade em 20% a partir da readequação da carreira do policial civil. A proposta não foi aceita. Da Assembleia Legislativa, cerca de 500 policiais civis caminharam até o Tribunal de Justiça e de lá, para o Palácio Pedro Ludovico.
Eles querem que a Justiça revogue o decreto do governador Marconi Perillo (PSDB) que determina o corte de ponto aos policiais grevistas. O secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, não vai se manifestar até ser comunicado oficialmente da decisão.
Por: Gustavo Vieira com informações do G1
Nota do PSOL: É preciso pôr todos os golpistas na cadeia. Sem anistia! As prisões…
Operação Honoris Criminis: denunciados pelo MPGO, dois advogados que atuavam para facções criminosas em Goiás…
‘De Quanta Terra Precisa o Homem?’ estreia nos cinemas em 28 de novembro Documentário…
Assista ao documentário “Ousar Viver! Histórias da Maria” Dirigido por Silvio Tendler, filme conta…
STF determina nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN para biênio 2025/2026…