O Ministério da Saúde lançou no dia 20 de maio a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno, que visa a aumentar as doações principalmente para bebês prematuros. O tema deste ano é “Seja doadora de leite materno e faça a diferença na vida de muitas crianças”.
A campanha foi lançada em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio. O objetivo é aumentar o número de novas doadoras voluntárias e o volume de leite materno coletado e distribuído para recém-nascidos, especialmente prematuros de baixo peso internados em unidades de saúde. Atualmente, o volume de leite materno coletado representa de 55% a 60% da real demanda no país.
A meta do governo, segundo a ministra interina da Saúde, Ana Paula Soter, é ampliar em 15% a doação de leite humano voltado prioritariamente para bebês prematuros. Um litro de leite humano pode auxiliar dez bebês prematuros.
O titulo desta matéria é mesmo desanimador quando visto a importância e até a necessidade de Catalão também fazer parte do projeto. De acordo com o consultado pela reportagem, não existe na cidade ponto de coleta de leite humano para doação.
Segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, as únicas cidades em Goiás que oferecem esse serviço são Goiânia, Anápolis e Planaltina. Entre Bancos de Leite Humano (215) e Postos de Coleta de Leite Humano (99) cadastrados na RBBLH são 314 em todo o país.
Números apresentados pelo ministério mostram que o consumo de leite materno é capaz de reduzir a mortalidade infantil (crianças menores de 5 anos) em até 13%. No Brasil, 67,7% das crianças mamam na primeira hora de vida e a duração média do aleitamento materno exclusivo é 54 dias. Além disso, 41% dos menores de 6 meses tiveram alimentação exclusivamente por leite materno.
Dados do Ministério indicam que, de janeiro a dezembro de 2014, foram coletados em todo o Brasil 184 mil litros de leite materno, beneficiando 178 mil recém-nascidos. Ao todo, 164 mil mulheres doaram leite neste período. De 2008 até 2014, aumentou em 11% no volume de coletas de leite materno no país.
Por: Gustavo Vieira com informações do MS
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…