Categories: Sem categoria

Catalão promove 2º encontro de discussão do Plano Nacional de Educação

Spread the love

Equipes analisaram as propostas sob orientação do MEC

O Governo Federal aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) no ano passado com o compromisso de, agora em 2015, ajudar o Distrito Federal, estados e municípios nos desafios de alinhar os respectivos planos ao PNE. Com base na Lei 13.005/14, até 24 de junho todos deverão estar com seus planos aprovados.

Alguns estados e municípios já elaboraram seus planos e outros têm apenas que adequá-los à nova realidade. Este é o caso de Catalão, que está fazendo alguns ajustes e servindo de polo para outras 11 cidades vizinhas (Anhanguera, Cumari, Nova Aurora, Goiandira, Ouvidor, Campo Alegre, Três Ranchos, Marzagão, Corumbaíba, Davinópolis e Água Limpa). Esta é a segunda vez que a cidade realiza o encontro. Em março, secretários de Educação e membros de equipes encarregadas pela redação dos documentos elaboraram diagnósticos e propuseram dezenas de ações, sempre de acordo com o Plano Decenal de Educação.

Na semana passada, sob a coordenação de uma representante do Ministério da Educação e Cultura (MEC), as equipes analisaram as propostas e voltaram a verificar a consonância com o Plano Nacional e a coerência do diagnóstico elaborado.O encontro foi realizado na sede da UAB, polo Catalão.

A próxima fase será apresentar o Plano para a sociedade, para isso os gestores educacionais deverão promover audiências públicas para que todos os segmentos possam avaliar as propostas que estão sendo elaboradas. Catalão já agendou a reunião para o dia 20 deste mês.

“Depois que o processo for concluído, as ações da Educação brasileira deverão deixar de ser promovidas por governos para serem de Estado. A partir daí, cada gestor terá que executar seu Plano. Dessa forma, a Educação terá continuidade e as políticas públicas serão elaboradas no sentido de valorizar o cidadão, incluindo não apenas o alunado, mas também o professor”, disse a doutora em História e consultora do MEC que está coordenando as discussões do PNE em Catalão, profª. Rosane Dias Alencar.

O encontro na UAB recebeu total apoio da Secretaria Municipal de Educação (SMEC). Além de se articular e mobilizar as equipes, a SMEC tem dado suporte logístico para os representantes do MEC, de Catalão e municípios vizinhos.

                    

                    

ASCOM / Prefeitura

Blog do Mamede

Recent Posts

Sob Tarcísio, mortes de jovens por PMs explodem e batem recorde em SP

Sob Tarcísio, mortes de jovens por PMs explodem e batem recorde em SP Relatório do…

32 minutos ago

Novo Imposto de Renda: taxar os mais ricos para aliviar os menos favorecidos

Novo Imposto de Renda: taxar os mais ricos para aliviar os menos favorecidos Reforma corrige…

33 minutos ago

Lula vence todos os nomes da direita, aponta Datafolha

Lula vence todos os nomes da direita, aponta Datafolha   Presidente venceria caso a disputa…

34 minutos ago

Datafolha mostra recuperação na aprovação do governo Lula

Datafolha mostra recuperação na aprovação do governo Lula   Ainda com a desaprovação alta, governo…

36 minutos ago

Farsa israelense é revelada com vídeo de ataque fatal contra 15 socorristas

Farsa israelense é revelada com vídeo de ataque fatal contra 15 socorristas   Exército de…

40 minutos ago

Papa se encontra com fiéis pela primeira vez desde que voltou ao Vaticano

Papa se encontra com fiéis pela primeira vez desde que voltou ao Vaticano   Francisco…

41 minutos ago