Equipes analisaram as propostas sob orientação do MEC
O Governo Federal aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) no ano passado com o compromisso de, agora em 2015, ajudar o Distrito Federal, estados e municípios nos desafios de alinhar os respectivos planos ao PNE. Com base na Lei 13.005/14, até 24 de junho todos deverão estar com seus planos aprovados.
Alguns estados e municípios já elaboraram seus planos e outros têm apenas que adequá-los à nova realidade. Este é o caso de Catalão, que está fazendo alguns ajustes e servindo de polo para outras 11 cidades vizinhas (Anhanguera, Cumari, Nova Aurora, Goiandira, Ouvidor, Campo Alegre, Três Ranchos, Marzagão, Corumbaíba, Davinópolis e Água Limpa). Esta é a segunda vez que a cidade realiza o encontro. Em março, secretários de Educação e membros de equipes encarregadas pela redação dos documentos elaboraram diagnósticos e propuseram dezenas de ações, sempre de acordo com o Plano Decenal de Educação.
Na semana passada, sob a coordenação de uma representante do Ministério da Educação e Cultura (MEC), as equipes analisaram as propostas e voltaram a verificar a consonância com o Plano Nacional e a coerência do diagnóstico elaborado.O encontro foi realizado na sede da UAB, polo Catalão.
A próxima fase será apresentar o Plano para a sociedade, para isso os gestores educacionais deverão promover audiências públicas para que todos os segmentos possam avaliar as propostas que estão sendo elaboradas. Catalão já agendou a reunião para o dia 20 deste mês.
“Depois que o processo for concluído, as ações da Educação brasileira deverão deixar de ser promovidas por governos para serem de Estado. A partir daí, cada gestor terá que executar seu Plano. Dessa forma, a Educação terá continuidade e as políticas públicas serão elaboradas no sentido de valorizar o cidadão, incluindo não apenas o alunado, mas também o professor”, disse a doutora em História e consultora do MEC que está coordenando as discussões do PNE em Catalão, profª. Rosane Dias Alencar.
O encontro na UAB recebeu total apoio da Secretaria Municipal de Educação (SMEC). Além de se articular e mobilizar as equipes, a SMEC tem dado suporte logístico para os representantes do MEC, de Catalão e municípios vizinhos.
ASCOM / Prefeitura
PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF A bancada do PSOL…
Gente boa do Blog, pelo andar da carruagem, mais uma secretaria na próxima gestão de…
O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores Gente…
Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas A Iniciativa Global…