Buscar propostas para aprimorar o combate à criminalidade em Pires do Rio – este foi o objetivo de reunião realizada na última sexta-feira (8/5) na comarca, articulada pelo promotor de Justiça Fabrício Roriz Hipólito, da 1ª Promotoria local. Participaram do encontro, no salão do Júri, várias autoridades e representantes da sociedade civil, incluindo magistrados, integrantes da administração pública, da Polícia Militar (PM) e membros do Conselho de Segurança (Conseg) do município.
Uma das propostas apresentadas na reunião foi a de instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. Defendida pelos representantes do Conseg, a sugestão teve boa receptividade dos presentes, mas foram levantados alguns problemas relacionados aos custos necessários para instalação dos equipamentos.
Um dos pontos esclarecidos pelo promotor durante as discussões é que a liberação de verba pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério de Justiça, para este tipo de projeto só é possível para municípios com mais de 50 mil habitantes e que contem com Guarda Municipal, o que não é o caso de Pires do Rio. Sobre a possibilidade de destinação de verbas oriundas de transações em ações penais, os juízes Hélio Antônio Crisóstomo de Castro e José dos Reis Pinheiro Lemes explicaram que há provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça que vedam o repasse desse tipo de recurso à administração pública direta.
Diante das ponderações feitas sobre os resultados positivos alcançados na redução da criminalidade em locais que contam com monitoramento por câmeras, ficou acertado no encontro que o Conseg, com apoio da PM, vai elaborar um estudo sobre os pontos onde é necessária instalação dos equipamentos para que o assunto possa voltar a ser discutido, com mais embasamento, em nova reunião, previamente agendada para 12 de junho. O projeto a ser elaborado deverá contemplar medidas a serem implantadas por etapas (pequeno, médio e longo prazo).
(Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Fotos: acervo da 1ª Promotoria de Pires do Rio)
HÁ 245 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…
Ataques à democracia e aos direitos humanos são herança da impunidade à ditadura Relator…
Censo Escolar registra crescimento no ensino em tempo integral Divulgado pelo MEC, números do…
Juiz de Fora: prefeita Margarida Salomão reduz jornada para 30h semanais Município da Zona…
“Não se faz política com mentira”, diz deputado sobre fake news contra ministra Márcio…
Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…