O Poder Legislativo aprovou em junho do ano anterior, Projeto de Lei para elaboração de estudo para construção de uma passarela na GO-330. A obra é para ligar o Bairro Primavera a Vila Cruzeiro I e II, e o texto é de autoria do vereador Aurélio Campos de Macedo (PP).
Apenas os levantamentos e a elaboração de projeto de engenharia custaria aos cofres públicos o valor de aproximadamente R$ 38 mil, valor previsto naquele período. “A obra impedirá que as pessoas se arrisquem fazendo a travessia da rodovia de um bairro para o outro”, disse Aurélio
Mesmo assim, ao que parece nada foi feito nesse primeiro momento, e no dia 31 de março do corrente ano o prefeito de Catalão, Jardel Sebba (PSDB), assinou ordem de serviço para o mesmo fim. A empresa contratada teria 60 dias para entregar o projeto, que deve ser aprovado pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop). A passarela é uma das promessas de campanha de Jardel.
Contrário à medida está o Major da Polícia Militar e comandante do 9º Comando Regional da Polícia Militar (9º CRPM) de Catalão, Gladstone Albernaz. Ex-chefe da Polícia Rodoviária Estadual local, Albernaz publicou recentemente em sua página em uma rede social, o que pensa em relação a construção da passarela na área urbana da GO-330.
Segundo ele, um viaduto seria o melhor a ser empregado no local:
PASSARELA PRA QUÊ?
Domingo de manhã um agrimensor trabalhava na rodovia GO 330 nas proximidades do presídio onde será erguida uma passarela que, segundo a prefeitura, unirá os bairros Cruzeiro e Jardim Primavera. Sem entrar em questões políticas e sem partidarismo, acho isso uma iniciativa infeliz, absolutamente ineficaz, uma forma de se jogar dinheiro fora.
Primeiro porque quase ninguém utiliza a passarela, já que terá de subir uma longa rampa, fazer a travessia e depois descer uma longa rampa. Aí o pedestre olha pra um lado e pro outro e atravessa por baixo da passarela mesmo.
Segundo porque se a passarela resolvesse seria apenas o problema do pedestre, ou seja, o local continuará sendo de risco para ciclistas, motociclistas e motoristas, além de carroceiros que volta e meia a gente vê transitando por ali.
Qualquer governante com mínima preocupação com a segurança de seus concidadãos veria que a solução para aquela travessia seria um viaduto, para o quê, a geografia do terreno contribui generosamente.
Mês passado um pedestre morreu atropelado debaixo de uma passarela no entorno de Brasília.
Aguardem
O governo local, por meio do secretário municipal de Obras, Rodrigo Roseiro, estima que a passarela seja inaugurada entre dezembro deste ano e janeiro de 2016.
Por: Gustavo Vieira/Foto: reprodução
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