A 15ª e a 16ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Catalão, muito pouco renderam. Inacreditavelmente nenhum projeto de lei foi apresentado nos dois encontros, e apenas os requerimentos de alguns edis foram lidos no plenário.
A sensação de pouca produtividade das sessões ficou tão evidente, que o pouco número de pessoas que estavam ali para acompanhar as discussões sobre os diversos problemas da cidade, começou a dispersar, ficando quase que exclusivamente os assessores dos vereadores e alguns jornalistas, figurando um público reduzidíssimo atento ao que acontecia.
Ao final de uma das reuniões foi perguntado ao presidente da Câmara, Juarez Rodovalho (DEM), os motivos de não ter havido projetos para serem apreciados, e, usando de tom pouco amigável, porém sem desrespeitar a imprensa, ele justificou que o Executivo é que não mandara textos para serem votados. “Não sei se vocês sabem, mas quem faz projeto é o prefeito. O vereador fiscaliza, pede melhorias para a população, só que, infelizmente, não cria projetos. Se vocês (imprensa) quiserem saber o porquê disso, pergunte ao prefeito”, disse Juarez.
Com relação aos requerimentos, não apresentados por todos os legisladores, Paulo Moreira do Vale (PMN), o Paulinho, que não fez nenhuma petição, se explicou dizendo que “é porque o prefeito não atende a oposição, então, não adianta ficar fazendo requerimento se isso não vai ser observado pelo Executivo. E, aliás, o prefeito nunca atende os nossos pedidos”, acrescentou.
Seria cômico se não fosse trágico, mas o vereador comentou também que não fazer requerimento “é bom até para economizar papel”, tendo dito ainda que isso pode não ser tão importante, “uma vez que Juarez foi eleito presidente da Casa sem ao menos ter feito um requerimento nos últimos anos”, disse.
Diante disso, ainda assim, os vereadores convidaram a população para assistirem aos encontros da Câmara. As sessões acontecem todas às terças-feiras, a partir das 13h30.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…