A Universidade Estadual de Goiás (UEG), por intermédio da sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PrP), informa que se encontram abertas, até o dia 29 de maio, inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível de mestrado, em Ambiente e Sociedade (PPGAS). Ao todo, são ofertadas 15 vagas, dividas entre as duas linhas de pesquisa do Programa, conforme edital.
O objetivo do PPGAS é a formação de profissionais para atuação no magistério e no mercado, com visões voltadas às questões ambientais do Cerrado e seus recursos. O Programa possuí duas linhas de pesquisa: Análise da biodiversidade em paisagens naturais e antropogênicas; e Dinâmica socioeconômica nos ambientes rurais e urbanos.
Propostas das linhas de pesquisa
A primeira linha de pesquisa – Análise da biodiversidade em paisagens naturais e antropogênicas – é voltada para trabalhos que analisem as interações entre as paisagens naturais do cerrado e suas interfaces com outros domínios. Nesse sentido, será analisada a antropogenização desses espaços, de forma a compreender as dinâmicas e os impactos das atividades desenvolvidas nesse ambiente, buscando alternativas para o uso desses recursos de forma sustentável.
As pesquisas compreendidas na segunda linha – Dinâmica socioeconômica nos ambientes rurais e urbanos – buscam compreender as relações que se estabelecem a partir da expansão de empreendimentos do agronegócio, da agricultara e do turismo, desenvolvidos no cerrado. A proposta é gerar análises socioeconômicas que forneçam subsídios teóricos e práticos para a preservação dos patrimônios histórico-cultural e natural, além da manutenção da qualidade de vida em ambientes urbanos e rurais.
As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por procuração, na secretária do PPGAS, no câmpus Morrinhos, localizado à Rua 14, número 625, CEP 75650-00. Os interessados também podem se inscrever via Correios. As postagens das inscrições deverão ser feitas até dia 25 de maio. Mais informações no edital completo da seleção ou pelo telefone (64) 3413-1097.
O início das aulas será em 8 de agosto, na UEG câmpus Morrinhos.
(CGCom | UEG)
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…