Através de coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje (29/4), o prefeito Jardel Sebba (PSDB) anunciou mudanças para o sistema que democratiza as vagas de trânsito na cidade.
Conhecido como Área Azul ou Zona Azul, o pagamento pelo uso dos espaços no estacionamento rotativo pago, implantado no fim do ano anterior apenas na parte central da cidade, será isento para os proprietários de motocicletas a partir da próxima segunda-feira (04/5). Esses, poderão ficar nas vagas delimitadas pelo operador, a Exp Parking, por no máximo quatro horas, podendo ser cobrada uma taxa se esse período for ultrapassado.
Jardel viu como muito positivo essa mudança, uma vez que atendera com isso o pedido de vários motociclistas. “Por outro lado, os motoristas que ficarem mais de 11 minutos a até meia hora estacionados nas vias vão pagar por meia hora, ou seja, nos primeiros 20 minutos após o período de gratuidade que é de 10 minutos, a cobrança proporcional ao tempo parado não será mais aplicada. Sendo assim, ele terá que pagar por meia hora e só depois dos 30 minutos estacionado na via é que o motorista irá desembolsar pelo tempo excedente, que será de quinze em quinze minutos”, explicou. Essa medida se aplica apenas para veículos com quatro ou mais rodas e valerá a partir de 04 de maio.
A criação de mais vagas também foi garantida pelo prefeito, sendo 146 para serem divididas entre as Avenidas João XIII e José Marcelino. Atualmente o estacionamento rotativo pago oferece 1.694 espaços para carros, e 490 para motos.
Henrique Bueno, gerente técnico da Exp Parking, contou que a medida foi necessária diante da receita da empresa que vem apresentado baixas consideráveis. “Do nível operacional o projeto é um sucesso. Estudamos essas medidas com o prefeito e outros ajustes podem ser realizados posteriormente. Vamos esperar como a empresa vai reagir sem a receita por parte das motos e em breve daremos um posicionamento”, contou.
Jardel acrescentou também que os preços cobrados por tempo máximo estacionado serão mantidos, sendo de R$ 2,25/hora na Área Azul, e de R$ 1,50/hora na Área Verde.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…