Categories: Sem categoria

Escritora lança livro que retrata a parte popular da história de Catalão

Spread the love

Com certeza quem mora em Catalão, há muito tempo ou nem tão pouco assim, fatalmente ouviu falar de pessoas e personagens que fazem parte dos contos populares da cidade, como, por exemplo, Zelão, Dr. Robertinho Morat, Antero, Zé do Trem, Boca de Jaú…

Alguns lugares também são sempre destacados no recontar de causos e fatos históricos da Atenas de Goiás, podendo ser citado o Morro da Saudade, Boca da Onça,  Chapadão, o velho coreto da Praça Getúlio Vargas e algumas dezenas de outros.

Na alto dos seus 155 anos, Catalão ganha mais uma obra literária que remonta, narra e conta parte preciosa de sua vida, e também da vida de quem ajudou edificá-la. O livro “À sombra  dos causos de uma cidade catalana”, de Maria do Rosário de Oliveira, foi confeccionado com histórias, contos, poemas e tradições, como o próprio livro certifica, tirados de pessoas que sabem muito da antiga Catalão e da Catalão não tão velha assim.

Natural da região do Chapadão, Maria do Rosário contou à reportagem ter tomado gosto por estudar e pesquisar muito sobre as raízes do povo local, o que resultou no trabalho que considera enriquecedor.  “Através de muito incentivo dos amigos, eu fiz um conto  de cinco páginas sobre o Zé do Trem e apresentei no concurso Antologia 2013 de Contos e Poemas, fui classificada e isso me fez tomar gosto pela coisa. Depois surgiu outro concurso, o Catalão em Prosa e Verso, onde eu apresentei um livro de 100 páginas e novamente fui muito feliz. Minha vontade é continuar escrevendo sobre nosso povo e é isso que farei”, contou.

Com uma linguagem simples e de fácil compreensão, a escritora disse que preferiu arquivar em livro histórias da cidade da maneira que todos a conhecem, ou seja, “de conto em conto, contada por pessoas de Catalão ou que moram aqui há muito tempo, é que eu cheguei a essa obra. Acho que esse trabalho é um legado e deve ser lido, e ele pode fazer com que o leitor possa se encontrar no passado. Nele, eu também faço comparações daquele tempo com a vida de hoje, da economia, de pessoas e empresas que fazem essa cidade movimentada e desenvolvida que é hoje”, observou.

Maria do Rosário disse estar muito feliz pelo seu trabalho no campo literário, e que pretende continuar escrevendo sobre o que cativa, inspira, ensina e o que deve e merecer ser propagado pelas gerações. “Meu objetivo com a obra é dar continuidade àquilo que é tido como o alicerce folclórico da cidade”, ressaltou.

O livro “À sombra dos causos de uma cidade catalana” pode ser encontrado a preço simbólico, em algumas livrarias e bancas de jornal da cidade.

Por: Gustavo Vieira    

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

7 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

8 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

8 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

8 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

8 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

8 horas ago