Desde o início do mês de março meninas de 9 a 11 anos de todo o país podem tomar a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Em Catalão, o público alvo pode procurar uma das Unidades Básicas de Saúde do município e todas as escolas públicas do município. A imunização previne contra o surgimento do câncer de colo do útero.
Além das meninas de 9 a 11 anos, mulheres vivendo com HIV de até 26 anos de idade também terão acesso à imunização. Isso porque esse grupo tem até cinco vezes mais chance de desenvolver câncer de colo do útero.
Luciana Martins, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, contou que o esperado é vacinar cerca de 2 mil meninas em Catalão. “Para isso contamos com a colaboração dos pais, que precisam permitir a vacinação ou levá-las até um ponto para receber a dose”.
Três doses
Para garantir a eficácia, cada menina deverá tomar três doses da vacina. A segunda, seis meses depois da primeira e a última, cinco anos após a primeira.
Meninas que tenham tomado só a primeira dose no ano passado podem aproveitar para tomar a segunda dose agora.
Para receber a vacina, a garota deverá apresentar cartão de vacinação e documento de identificação em um dos 36 mil postos de vacinação distribuídos pelo país.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…