Categories: Sem categoria

Questionados, oposição e situação falam do rendimento da Câmara Municipal

Spread the love

Aconteceu na tarde desta terça-feira (24) mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Catalão; a nona do ano. Ao todo dez projetos foram colocados na pauta, sendo a maioria do prefeito Jardel Sebba (PSDB).

Vários requerimentos foram lidos e apenas dois textos foram apresentados pelos edis, sendo um do vereador Leonardo Bueno, “o qual denomina de UBS ‘Eurípedes Antônio Rita’ a Unidade Básica de Saúde localizada no bairro das Américas, e outro do vereador Aurélio Macedo que “denomina de UBS ‘Cristina de Cássia Rodovalho’ a Unidade Básica de Saúde localizada no Bairro Evelina Nour II. Iniciativas consideradas de pouca relevância por muitos que assistiram o encontro.

A aparente falta de prestação de serviço por parte do Legislativo foi questionada pela reportagem ao líder da oposição na Câmara, Jurandir Antônio (PMDB), e ao presidente da Casa, Juarez Rodovalho (DEM).

O primeiro disse que “infelizmente o vereador se limita a muita coisa quando o assunto é apresentar projetos. Ele não pode colocar algo que faça a prefeitura gastar R$ 10 reais que seja, porque isso é visto como inconstitucional. Sendo assim, resta ao vereador requerer e fiscalizar e quando nós da oposição apresentamos algo, o prefeito logo nega e não nos dá atenção. A coisa para os da situação é um pouco melhor”, contou Jurandir.

Juarez também explicou o mesmo quanto a condição do vereador em apresentar projetos. “Uma vez que o vereador não pode legislar em matéria financeira, ele apenas requer. Para você ter uma ideia, eu sou um vereador que nunca apresentou um requerimento se quer e sou presidente da Câmara. Se isso ganhasse eleição… O prefeito acho que nem lê isso”, zombou o democrata.

Os dois disseram que os 17 edis estão desempenhando muito bem suas funções, e que a população tem ganhado e muito com esse trabalho.

Segundo os entendimentos jurídicos, o projeto de lei é a proposição que tem por finalidade regular as matérias no município e que precisa ser sancionada pelo Executivo. Os vereadores podem apresentar projetos de Leis Complementares, projetos de Leis Ordinárias e projetos de Leis Delegadas. Vale ressaltar que quem apresenta um projeto de lei é dono da iniciativa, porém, quando a lei é aprovada, passa a ser uma lei da Câmara se dali ela partiu.

Por: Gustavo Vieira 

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

12 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

12 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

12 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

12 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

12 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

13 horas ago