Após constantes denúncias, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmac) desmanchou uma rinha de galo em Catalão. A operação aconteceu no dia 13 em uma chácara situada entre os bairros Evelina Nour e Cruzeiro.
De acordo com informações de Silas José Tristão, supervisor geral da Semmac, o proprietário dos galos já havia sido autuado no fim do ano passado, uma vez que a atividade de rinha é ilegal. “Os procedimentos administrativos seguiram trâmite deste então, e o autor deixou os prazos transcorrerem sem manifestação defesa e recurso dentro do tempo hábil, portanto, hoje, estamos cumprindo a lei e recolhendo os animais que devem ser doados para entidades sociais e filantrópicas da cidade”, afirmou Silas.
A princípio, quando houve a autuação no galpão da chácara, foram encontrados 99 galos. No dia da apreensão, apenas 54 animais foram apreendidos no local. “O dono dos animais falou que estão emprestados, mesmo assim, ele vai ter que apresentar os galos que não estão aqui, ele vai ter que responder por isso também”, garantiu o supervisor da Semmac.
Rivaldo Batista Rezende, dono dos galos, rebateu as acusações, dizendo que os animais não eram usados para rinha. “Eu apenas crio os galos. Eles não são de rinha. Aqui é uma criação, tenho carteirinha para exercer a atividade. Sou um criador”, disse o infrator. Além de perder os galos, Rivaldo recebeu uma multa de mais de R$ 51 mil.
Algumas entidades beneficiadas acompanharam a ação da Semmac e já levaram os animais doados. Entre elas, a Fundação Espírita Antero da Costa Carvalho e Abrigo dos Idosos. “Nós temos 33 internos e essa doação é muito importante para nós. Só temos que agradecer”, salientou Jurema Ferreira, integrante da Fundação.
Acompanhados da Polícia Militar, os agentes da Semmac também visitaram outro galpão, nas proximidades da chácara. No local havia mais 53 animais. O dono já foi autuado, mas no momento da vistoria não se encontrava na propriedade. De acordo com a Semmac, os galos também devem ser apreendidos nos próximos dias, com mandado de busca e apreensão.
Da ASCOM da Prefeitura
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…