Após aparecer como um dos sustentadores do movimento ‘Fora Dilma’, o ex-presidente tucano FHC agora defende que impeachment sem base jurídica é golpe: “O impeachment não é o julgamento de um crime. Veja o presidente Collor, ele foi absolvido de um crime no Supremo Tribunal por falta de provas, mas ninguém discutiu se o impeachment valeu ou não. Foi um julgamento político. Mas é claro que tem que ter uma base, se não é golpe.”
Segundo ele, em entrevista ao ‘Estado de S. Paulo’, “na democracia, não é só porque a maioria ficou contra que isso seria razão suficiente para você tirar o presidente. O problema é quando se cria uma situação de ingovernabilidade”.
“Hoje ela (Dilma) tem legalidade para governar, mas ainda não tem como prever de antemão como será o processo político, o que vai aparecer na Operação Lava Jato. Não digo que envolva ela diretamente, mas pode envolver mais gente do PT e de outros partidos”.
Segundo FHC, a ‘dificuldade para governar’ é um dos fatores para se afastar um mandatário, mas diz que a presidente Dilma Rousseff ainda pode reagir à crise atual (leia mais).
Brasil 247
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…