O estado de Goiás, especialmente a cidade de Goiandira, está de luto. Tércio Mariano de Rezende, de 93 anos, um dos mais conhecidos moradores daquela cidade, morreu na manhã deste domingo, em Anápolis. Para os pouco informados, Tércio era o jogador de futebol mais velho do mundo em atividade pelo Livro dos Recordes (Guinness World Recordes).
A causa da morte ainda não foi revelada, mas a informação é que “Terção” viajou para Anápolis, na semana passada, em busca de tratamento médico. Ele estava hospedado na casa de familiares, onde morreu. O sepultamento, no Cemitério Municipal de Goiandira, aconteceu na manhã de hoje.
Em 2007, Tércio teve fratura na segunda vértebra cervical, se recuperou após cirurgia e voltou a jogar futebol. Mais tarde, enfrentou cirurgia inguinal e, com a ajuda do esporte, voltou a se recuperar e realizar normalmente suas atividades. Desde 2008, Goiandira e Terção, como então ficou conhecido o longevo jogador, saíram do anonimato após um intenso trabalho da família e amigos goiandirenses. Foi necessário juntar farta documentação (súmulas, registros, testemunhos, vídeos e documentos pessoais, além da tradução para inglês) para comprovar o feito de Terção no esporte, que acabou indo parar no Livro dos Recordes.
Em entrevista ao O Popular, em 26 de abril de 2012, Terção contou histórias saborosas relacionadas ao futebol e a vida dele. Revelou que começou a jogar na infância, com 10 anos, na Fazenda do Chapéu, que era do pai dele, Adolfo Mariano. Logo aprendeu a fazer bolas do leite da mangaba e passou a rodar a região atrás de jogos.
Assim, jogou muito tempo no Povoado de Veríssimo, na divisa dos municípios de Goiandira, Catalão e Ipameri. Foi titular nos times de Veríssimo e depois no Operário e Botafogo de Goiandira, a sua terra natal. Ultimamemente, ele gostava de jogar no campinho de cerâmica dele e da família, nos arredores de Goiandira. Terção, que foi campeão amador pelo Cerâmica Futebol Clube, era casado com Nilza Mariano e deixa quatro filhos – José Adolfo, Tercinho, Ênio e Tânia – e dez netos.
Por: Gustavo Vieira com informações do Torcedores.com
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…