Categories: Sem categoria

2015: O ano das “Sextas-feiras 13”

Spread the love

Alguns dias do ano excedentes aos comemorativos carregam sobre si crendices das mais diversas e mitos dos mais assustadores, como é o caso da sexta-feira quando combinada com o dia 13 – como hoje. Esse misterioso dia foi inspiração para a criação de diversos filmes, onde assassinos em série protagonizam verdadeiras cenas de horror.

E o que dizer de um ano em que essa combinação misteriosa se repete? Isso é algo incomum ou sem importância para muitos, porém ainda mais carregado de mistério. No mês de fevereiro desde ano tivemos uma “Sexta-feira 13” e, acredite, em novembro ele estará de volta.

Os historiadores dizem não saber de fato como surgiu o enigma sobre este dia, mas alguns chegam a atribuir a questão à perseguição e à crucificação de Jesus Cristo, acreditando ter sido numa sexta-feira.

Outras explicações ligam a data à consolidação do poder monárquico na França, especificamente quando o rei Felipe IV sentia-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja dentro de seu país.  Também ao processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval e, para reforçar ainda mais a crendice, outra história de origem nórdica fala sobre um grande banquete onde o deus Odin realizou a reunião de outras doze importantes divindades. Ofendido por não ter sido convidado para o evento, Loki, o deus da discórdia e do fogo, foi à reunião e promoveu uma enorme confusão que resultou na morte de Balder, uma das mais belas divindades conhecidas. Com isso, criou-se o mito de que um encontro com treze pessoas sempre termina mal.

Apesar de tantos infortúnios associados a essa data, muitos a interpretam com um significado completamente oposto ao que foi aqui explicado. De acordo com os princípios da numerologia, o treze – por meio da somatória de seus dígitos – é um numeral próximo ao quatro, compreendido como um forte indício de boa sorte. Além disso, indianos, estadunidenses e mexicanos associam o número treze à felicidade e ao futuro próspero.

Por: Gustavo Vieira com Brasil Escola

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

13 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

14 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

14 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

14 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

14 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

14 horas ago