Categories: Sem categoria

Trânsito na parte central de Catalão piora com a Festa do Rosário

Spread the love

Catalão que completou no mês de agosto desse ano 145 anos e por ser centenária sofre com seu constante e irregular crescimento. Não planejada e com quase 100 mil habitantes, apresenta diversos problemas comuns a outras metrópoles brasileiras, como: crescimento demográfico desordenado; aumento da desigualdade socioeconômica; congestionamentos; déficit do transporte coletivo; exclusão social; violência; grande número de veículos particulares e centenas de outros.

Um dos problemas mais sentidos por todos é o do trânsito que com ruas pequenas e vias não planejadas, muito antigas, além da quantidade imensa de veículos, faz de um simples passeio ou a ida para o trabalho um inferno constante.

O que se destaca no momento é a dificuldade de se locomover tanto de carro, moto, bicicleta ou mesmo a pé no centro da cidade pela também centenária Festa de Nossa Senhora do Rosário, que em andamento chega aos seus 137 anos de realização. E como em todas as edições ela traz certo desconforto ao tráfego de veículos por tomar várias ruas e avenidas importantes da cidade.

No intuito de dar mais agilidade ao trânsito a Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC), vem controlando a transitabilidade dos automóveis na parte central, principalmente em horário de pico e de maior movimento.

É orientado ao motorista e condutores de motocicleta evitar as ruas e avenidas do centro no intuito de desafogar o trânsito que em certos horários beira a insanidade.

O espaço urbano da Athenas de Goiás tem sido palco de grandes transformações na paisagem, ocasionadas principalmente pelas alterações nas vias de circulação. Com isso, a disputa por espaços nas ruas se torna até mesmo um fato muito comum.

Sendo verdadeiramente essa a realidade do catalano e não se diferenciando muito da rotina de grandes cidades como, por exemplo, de São Paulo, o prefeito de lá, Fernando Haddad, disse algo recentemente que pode servir aos moradores de Catalão e de outras cidades em constante desenvolvimento.

Segundo ele “o problema de São Paulo [podendo também ser o de Catalão] não é ter carro. Só que é preciso criar alternativas em alguns trajetos da cidade. É preciso incutir no paulistano [servindo ao catalano] a ideia de que o carro possa ser usado em alguns dias da semana e em outros ele possa trocá-lo pelo transporte público”. Haddad se comprometeu a usar o transporte coletivo para ir ao trabalho, no intuito de incentivar que a população local faça o mesmo.

Só que como o transporte público em Catalão não oferece as devidas condições de uso àqueles que dele precisam diariamente ou de vez em quando, seria agravar ainda mais também esse setor com o aumento da demanda e em nada resolveria o sufocante trânsito da cidade.

Como não existe em curto prazo um plano para melhorar de vez o tráfego de veículos em Catalão; apenas mudanças aqui, desvios ali e só, o jeito é que o cidadão continue sabe até quando a conviver com um trânsito que a todo dia fica pior e terrível em eventos festivos.

 

 

Por: Gustavo Vieira

Blog do Mamede

Recent Posts

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação   Candidato a prefeito de São…

19 horas ago

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão   Além de ampliar o período…

19 horas ago

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”   O aumento para…

19 horas ago

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras   Relatório do…

19 horas ago

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social Deputada federal disputa para ser a 1ª…

2 dias ago

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira   Os economistas…

2 dias ago