Categories: Sem categoria

LULA: CAMPOS CRESCEU. MARINA SE APEQUENOU

Spread the love

Num encontro de cinco horas, que reuniu várias lideranças do PT, ontem em São Paulo, o ex-presidente Lula fez suas primeiras análises sobre a aliança entre o governador pernambucano Eduardo Campos e a ex-senadora Marina Silva.

Considerado surpreendente, o pacto foi visto por Lula como uma decisão que, segundo relatos dos presentes, “engrandece” Campos, mas “acrescenta pouco” a Marina (leia aqui o relato da reunião feito pela Folha). Em outras palavras, enquanto o governador pernambucano cresceu, Marina se apequenou, na visão de Lula.

O ex-presidente se referia especificamente ao fato de Marina abrir mão de seu capital político – de 16%, no Ibope, a 26%, no Datafolha, das intenções de voto – e entregá-lo a uma candidato que aparece abaixo de 10% nas pesquisas. Nas últimas sondagens, Campos tinha, no melhor cenário, 8%.

No entanto, a aliança Campos-Marina quebra a lógica que marcou as últimas eleições presidenciais vencidas pelo PT, quando se fez a comparação entre governos petistas e tucanos. “A campanha não será mais em torno da memória dos governos de Lula e FHC, mas uma disputa sobre o futuro”, disse o governador gaúcho Tarso Genro, chancelando, na prática, o discurso do próprio Eduardo Campos e de Marina, que defendem o fim da polarização entre PT e PSDB.

A aliança também foi debatida em outra conversa entre o ex-presidente Lula e a presidente Dilma. Os dois previram turbulências no PSB, uma vez que as pesquisas continuarão a ser feitas com Marina Silva sendo incluída em alguns cenários. Como ela tende a aparecer à frente de Campos, ao menos nos próximos meses, o PSB será pressionado a adotar o “Plano M”, como informa Vera Magalhães, no Painel:

Plano M

Dilma Rousseff e Lula conversaram no fim de semana sobre o novo cenário político após a ida de Marina Silva para o PSB de Eduardo Campos. Segundo interlocutores do Planalto, a avaliação de ambos é que a ex-senadora deve continuar à frente do governador de Pernambuco nas pesquisas, o que levará a uma pressão para que seja ela a candidata a presidente. Tanto que as pesquisas encomendadas pelo PT continuarão testando seu nome como presidenciável, além do de Campos.

Brasil 247

Blog do Mamede

Recent Posts

Presidente do TSE lança campanha em favor da união e do respeito às diferenças nas Eleições de 2024

Presidente do TSE lança campanha em favor da união e do respeito às diferenças nas…

4 horas ago

Operação Mata Atlântica em Pé é concluída em Goiás e aplica cerca de R$ 700 mil em multas por desmatamento em 3 municípios

Operação Mata Atlântica em Pé é concluída em Goiás e aplica cerca de R$ 700…

4 horas ago

Uberlândia: por educação inclusiva e emancipadora, Dandara ruma ao 2° turno

Uberlândia: por educação inclusiva e emancipadora, Dandara ruma ao 2° turno Campanha da candidata do…

5 horas ago

Em Nova York, Lula recebe prêmio por políticas de combate à fome e à pobreza

Em Nova York, Lula recebe prêmio por políticas de combate à fome e à pobreza…

5 horas ago

Veja o discurso completo de Lula na 79ª Sessão da Assembleia Geral ONU

Veja o discurso completo de Lula na 79ª Sessão da Assembleia Geral ONU   O…

5 horas ago

Boulos quer prefeitura voltada às periferias e aos trabalhadores

Boulos quer prefeitura voltada às periferias e aos trabalhadores   Um de seus desafios é…

5 horas ago