O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) divulgou, no início do mês passado, os números de umapesquisa realizada para conhecer a visão dos brasileiros sobre o Ministério Público (MP) e sobre o próprio conselho. Uma das conclusões do estudo é que o Ministério Público foi a instituição que recebeu a maior avaliação sobre o nível de confiança dos entrevistados.
O questionário do diagnóstico foi aplicado pela empresa Praxian Business & Marketing Specialists em 348 municípios, nas cinco regiões do Brasil, entre os dias 27 de setembro e 22 de novembro de 2014. Foram ouvidos quase 6 mil entrevistados em todo País. Em Goiás foram ouvidas 203 pessoas.
Em relação ao nível de confiança, o MP está à frente da Defensoria Pública e do Poder Judiciário. Já quando o questionamento é sobre a importância das instituições, o MP fica atrás apenas da Polícia e da Defensoria Pública e à frente de prefeituras e do Poder Judiciário.
A pesquisa aponta ainda que os entrevistados percebem o CNMP e o MP como “muito importantes para a sociedade”. Além disso, grande parcela dos participantes do estudo vincula o Ministério Público a termos como Justiça (22,6% dos entrevistados), fiscalização (9%) e combate à corrupção (5,9%).
Quando este questionamento é feito por meio de resposta estimulada, as associações mais citadas são muito próximas, reforçando a imagem do Ministério Público como um órgão ligado à fiscalização (8,9%), Justiça (8,3%) e combate à corrupção (6,6%). Outro dado que reforça esta ideia é a pergunta sobre a atuação percebida do órgão, cujas respostas são: combate à corrupção (12,5%), combate ao crime em geral (9,6%) e fiscalização do cumprimento das leis (8%). Em relação às instituições que o cidadão mais procura para fazer denúncias, o MP aparece em quarto lugar, com 9,9%, depois da Polícia (36,9%), Procon (17,6%) e prefeituras (13,1%).
O estudo revela ainda que, se por um lado, quase 70% dos entrevistados afirmam que o MP é muito importante para a sociedade, por outro, apenas 6,8% reconheceram já ter feito algum tipo de denúncia, e destes, menos de 10% procuram o Ministério Público para fazê-lo. Outro dado controverso é sobre a avaliação das informações recebidas do Ministério Público. Apesar de 62,4% avaliarem como “eficiente”, apenas 5,8% dos entrevistados disseram se recordar de alguma campanha de comunicação recente do órgão.
Quando a questão é sobre o índice de satisfação com a atuação do Ministério Público, entre as principais características citadas pelos entrevistados estão solução de problemas (15,7%), comprometimento (11%) e responsabilidade (10,5%). Quanto à faixa salarial, os entrevistados que recebem entre R$ 2.896 e R$ 7.239 são os mais satisfeitos com a atuação do MP.
(Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO, com informações do CNMP – foto: Banco de Imagens)
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…