Categories: Sem categoria

Pesquisa do CNMP aponta que Ministério Público é a instituição mais confiável do País

Spread the love
Pesquisa foi coordenada pelo CNMP

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) divulgou, no início do mês passado, os números de umapesquisa realizada para conhecer a visão dos brasileiros sobre o Ministério Público (MP) e sobre o próprio conselho. Uma das conclusões do estudo é que o Ministério Público foi a instituição que recebeu a maior avaliação sobre o nível de confiança dos entrevistados.

O questionário do diagnóstico foi aplicado pela empresa Praxian Business & Marketing Specialists em 348 municípios, nas cinco regiões do Brasil, entre os dias 27 de setembro e 22 de novembro de 2014. Foram ouvidos quase 6 mil entrevistados em todo País. Em Goiás foram ouvidas 203 pessoas.

Em relação ao nível de confiança, o MP está à frente da Defensoria Pública e do Poder Judiciário. Já quando o questionamento é sobre a importância das instituições, o MP fica atrás apenas da Polícia e da Defensoria Pública e à frente de prefeituras e do Poder Judiciário.

A pesquisa aponta ainda que os entrevistados percebem o CNMP e o MP como “muito importantes para a sociedade”. Além disso, grande parcela dos participantes do estudo vincula o Ministério Público a termos como Justiça (22,6% dos entrevistados), fiscalização (9%) e combate à corrupção (5,9%).

Quando este questionamento é feito por meio de resposta estimulada, as associações mais citadas são muito próximas, reforçando a imagem do Ministério Público como um órgão ligado à fiscalização (8,9%), Justiça (8,3%) e combate à corrupção (6,6%). Outro dado que reforça esta ideia é a pergunta sobre a atuação percebida do órgão, cujas respostas são: combate à corrupção (12,5%), combate ao crime em geral (9,6%) e fiscalização do cumprimento das leis (8%). Em relação às instituições que o cidadão mais procura para fazer denúncias, o MP aparece em quarto lugar, com 9,9%, depois da Polícia (36,9%), Procon (17,6%) e prefeituras (13,1%).

O estudo revela ainda que, se por um lado, quase 70% dos entrevistados afirmam que o MP é muito importante para a sociedade, por outro, apenas 6,8% reconheceram já ter feito algum tipo de denúncia, e destes, menos de 10% procuram o Ministério Público para fazê-lo. Outro dado controverso é sobre a avaliação das informações recebidas do Ministério Público. Apesar de 62,4% avaliarem como “eficiente”, apenas 5,8% dos entrevistados disseram se recordar de alguma campanha de comunicação recente do órgão.

Quando a questão é sobre o índice de satisfação com a atuação do Ministério Público, entre as principais características citadas pelos entrevistados estão solução de problemas (15,7%), comprometimento (11%) e responsabilidade (10,5%). Quanto à faixa salarial, os entrevistados que recebem entre R$ 2.896 e R$ 7.239 são os mais satisfeitos com a atuação do MP.

(TextoCristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO, com informações do CNMP – foto: Banco de Imagens)

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

14 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

15 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

15 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

15 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

15 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

15 horas ago