Depois de o Blog do Mamede ter sido o primeiro meio de comunicação a noticiar o descaso com o meio ambiente na represa situada no setor Santa Cruz, abaixo da universidade Cesuc, e de também ter levado o fato ao conhecimento do Ministério Público de Catalão, agora, o próprio MP cobra explicações da secretaria municipal de Meio Ambiente de Catalão (SEMMAC) a cerca do assunto.
A instituição de Justiça quer saber exatamente o porquê da morte de centenas de peixes na represa e também da participação da população na recolha dos alevinos que deixadas na lama foram sentenciados à morte.
A SEMMAC havia pedido autorização ao MP para esvaziar a represa no intuito de evitar que ela se rompesse no período chuvoso próximo, prevenindo a população, segunda ela, de danos materiais e até de mortes de pessoas caso ela se rompesse.
Dado o aval à secretaria desde que seguidas as recomendações de proteção ao meio ambiente o promotor de Justiça, Roni Alvacir Vargas, exigiu ainda que os impactos fossem reduzidos ao máximo para evitar danos ao ecossistema local.
Mas o que pôde ser visto e até circula pelas redes sociais em fotos e vídeos são centenas de peixes mortos na lama e pessoas à luz do dia levando vários exemplares ainda vivos para casa. Vargas quer saber se a morte do cardume poderia ser evitada e a eficácia das ações para esse fim.
O promotor não adiantou nada sobre o caso e mesmo tendo recebido explicações de maneira indireta da SEMMAC, pretende esperar relatório de investigação que abriu diante da situação.
O secretário de Meio Ambiente, Marcelo Mendonça, continua a afirmar que todas as medidas cabíveis e necessárias foram tomadas e que a quantidade de peixes que sobraram após e retirada de cerca 1,5 toneladas foi irrisória, “sobraram apenas 1% do total”, alega. Os animais retirados com ajuda de voluntários e do Corpo de Bombeiros foram soltos em outra represa.
Mesmo usando desses e de outros inteligentes argumentos os vídeos e fotos feitos não só por nossa equipe de reportagem e outros veículos de comunicação, mas também pela população que se indignou diante do acontecido, mostram o descaso da SEMMAC com os peixes que em grande parte morreram ou foram levados indiscriminadamente por qualquer um.
O MP não deu previsão de quando o relatório sobre os possíveis danos ficará pronto, mas se entendido pelo órgão que houve ônus ao meio ambiente a SEMMAC poderá ser punida.
Por: Gustavo Vieira com informações do G1
STF determina nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN para biênio 2025/2026…
Com maior divulgação, Disque 100 registra aumento de denúncias de racismo e injúria racial Esvaziado…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Imprensa internacional repercute índole golpista e homicida de Bolsonaro Indiciamento do criminoso e de outros…
Tentativa de envenenamento “não deu certo e estou aqui”, diz Lula Ao lançar programa…